Com o objetivo de ampliar a arborização na cidade, a prefeitura de Rio Claro estuda novas regras para regulamentar o plantio de árvores frutíferas em área urbana. “Queremos que as pessoas continuem cuidando de suas árvores e, na medida do possível, colaborem com a arborização da cidade, mas para isso é preciso critérios”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Um dos pontos que deverão ser abordados na regulamentação será a orientação à comunidade para que não plante árvores frutíferas em canteiros centrais ou calçadas. “Em muitos casos as árvores são inapropriadas para o local em razão do porte avantajado que prejudica a rede elétrica, a tubulação de água e piso do calçamento ou asfalto”, explica o secretário municipal de Agricultura, Emilio Cerri, ressaltando ainda o risco à segurança dos pedestres. “Algumas árvores produzem frutos que podem representar perigo à população, como são os casos das jaqueiras e abacateiros”, complementa.

Todo e qualquer plantio no município deve seguir o que determina o Código de Arborização Urbana. O código permite o plantio de árvores de pequeno e médio portes em ruas com 11 metros de largura ou mais, desde que siga as normas técnicas do setor competente. Nas calçadas sob rede elétrica somente é permitido o plantio de espécimes de pequeno porte. As mesmas regras valem para os canteiros centrais.

Gradativamente, a prefeitura vem fazendo a substituição de árvores indevidamente plantadas em canteiros centrais. “É importante que as pessoas primeiramente se informem sobre a espécie adequada para o local e as demais regras antes de realizar o plantio”, orienta o ecólogo Tadeu Olivetti, diretor municipal de Manutenção e Conservação.

Em dezembro passado, a prefeitura iniciou o projeto “Plantando Ideias” para incentivar o plantio de árvores frutíferas em praças e escolas, em parceria com a Estância das Frutas. Inicialmente foram plantadas 80 mudas em área da Escola Municipal Agrícola “Engº. Rubens Foot Guimarães”, unidade que deverá produzir novas mudas e ser referência para estudantes das demais escolas da cidade.

Vale lembrar que a prefeitura disponibiliza mudas de árvores gratuitamente para a população, além de fazer o plantio e orientar no cuidado com a espécie. A solicitação de muda ou plantio deve ser feita no Atende Fácil, que fica na Avenida 2, 130, entre as ruas 2 e 3, Centro. Em caso de dúvida a comunidade pode entrar em contato com a equipe da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, pelos telefones 3527-1428 e 3524-5532.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.