O Núcleo de Orientação a Idoso, novo serviço criado pela prefeitura de Rio Claro, e o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) estão firmando parceria para ampliar o atendimento à população da terceira idade. Idosos atendidos pelo núcleo que precisem de atendimento judiciário serão encaminhados ao Cejusc que atua para a solução de conflitos na esfera judiciária e em orientação sobre cidadania.

“Nosso objetivo com a inauguração do Núcleo de Orientação ao Idoso é facilitar o atendimento a esse público e toda parceria que possa nos auxiliar nesse sentido será muito bem-vinda”, comenta Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade, que coordena o trabalho no serviço com a Secretaria da Cultura, através da Assessoria de Políticas Públicas para os Idosos.

O Núcleo de Orientação ao Idoso está preparado para fornecer todas as informações sobre os serviços e políticas públicas disponíveis para as pessoas com mais de 60 anos de idade. “É importante termos esse apoio do Cejusc para que possamos ajudar os idosos que precisem do Judiciário para solucionar algum problema”, observa Néia Magalhães, assessora municipal de Políticas Públicas para os Idosos.

O atendimento no Núcleo do Idoso e no Cejusc é gratuito. “Temos disponíveis atendimentos em várias áreas do direito e podemos marcar audiências de conciliação para ajudar na solução de conflitos”, explica o chefe judiciário do Cejusc, Carlos Rogério Guolo. Segundo ele, o acordo obtido na conciliação tem força de sentença judicial porque é homologado por um juiz. O Cejusc de Rio Claro é coordenado pelo juiz Wagner Carvalho Lima.

O Núcleo de Orientação ao Idoso funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas, no paço municipal próximo à entrada da Avenida 3. O telefone é 3526-7144.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.