O Rio Corumbataí é o maior que corta o município de Rio Claro e um dos principais que abastecem a cidade. Munícipes que utilizam a Estrada de Jacutinga, onde está localizada uma ponte, próximo da saída para a Rodovia Wilson Finardi (SP-191), notaram que o rio está com uma coloração bastante forte e avermelhada nesta semana. O receio é que possa haver algum tipo de contaminação na água.

“Está com excesso de cor vermelha. Como não choveu e o nível está baixo, fica bem nítido. Provavelmente tenha sido descarte de dejetos químicos de alguma empresa no Distrito Industrial. Se for isso, os produtos tiram o oxigênio da água e os peixes morrem”, comenta o senhor Willy Bòbbo, que trafega por aquele trecho diariamente.

O que diz a prefeitura?

A reportagem do Jornal Cidade entrou em contato com a Prefeitura Municipal e questionou se o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE) faz o acompanhamento da situação no local.

Em nota, descartou qualquer tipo de risco para o consumo, uma vez que toda a água captada passa por tratamento e vai para o abastecimento da população, obedecendo a todos os padrões de potabilidade exigidos. Ainda, afirmou que o Daae faz verificação periódica da água e toma as providências cabíveis sempre que necessário.

O Rio

O Rio Corumbataí tem sua nascente na região da Serra dos Padres, em Analândia, e seu percurso compreende os municípios de Corumbataí, Itirapina, Ipeúna, Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Charqueada e Rio Claro.

A foz ocorre em Piracicaba. Os principais afluentes do Manancial são o Rio Passa Cinco e o Ribeirão Claro.

Abastecimento

O Rio Corumbataí abastece a Estação de Tratamento de Água 2, responsável por 60% da água distribuída no município. Já o Ribeirão Claro, que abastece a ETA 1, é responsável por 40% da água distribuída na cidade de Rio Claro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Jucielen vence bicampeã nos EUA