Dispositivos de controle de velocidade são implantados a partir de critérios técnicos. Foto: Divulgação.

Mais de 60 lombadas estão sendo instaladas pela prefeitura de Rio Claro, em vias de vários bairros do município. A iniciativa faz parte do programa Rio Claro em Ação, no qual uma série de serviços estão sendo intensificados.

A implantação das lombadas começou na semana passada e a previsão é de que a atividade seja realizada ao longo do próximo mês, se não houver imprevistos.

“A atenção à segurança no trânsito é uma de nossas prioridades”, comenta o prefeito Gustavo. “Outras medidas estão sendo tomadas para reduzir acidentes e salvar vidas”, acrescenta, citando o reforço e ampliação da sinalização vertical e horizontal nas ruas e avenidas de toda as regiões.

São 63 lombadas no total. Para a definição dos locais, prevalecem os critérios técnicos. “Realizamos monitoramento ininterrupto do trânsito e sempre que há necessidade, providenciamos o dispositivo”, explica o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Paulo Paulon.

“Também recebemos pedidos por meio dos vereadores ou diretamente da população e, nesses casos, nossa equipe avalia se há condições técnicas de atender e colocar a lombada”, acrescenta, frisando que todas as lombadas devem contemplar as exigências do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O secretário de Mobilidade Urbana frisa que a segurança no trânsito também depende de colaboração dos condutores e pedestres. “É preciso obedecer às leis, a sinalização e os limites de velocidade para alcançarmos um trânsito efetivamente seguro”, destaca Paulon.