Foram anos de transtornos para motoristas e pedestres, mas, finalmente, o trecho danificado do asfalto na Avenida 40 com a Rua 17, perto da Lagoa Seca do Wenzel, Jardim Bela Vista, está sendo recuperado pela prefeitura. “Há mais de dez anos que pedimos para tomarem providências e consertarem os buracos nesse trecho da via”, destaca Elaine Cristina de Lima da Silva, moradora há 16 anos do bairro. “Estamos satisfeitos de ver que este local, agora, não está mais abandonado”, acrescenta.

O trabalho na Avenida 40 começou na segunda-feira (23), está sendo feita por servidores da Secretaria Municipal de Obras e deve se estender por pelo menos dez dias. “No local não havia apenas buracos, mas verdadeiras crateras que ofereciam risco para quem guia ou segue a pé pelo trecho”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “No ano passado não foi possível resolver, porque trabalhamos com orçamento herdado e isso dificultou várias ações de manutenção, mas neste ano, com nosso orçamento, estamos conseguindo avançar nessa e outras áreas”, explica Juninho, que vistoriou parte do trabalho na terça-feira (24) junto com o secretário de Obras, Paulo Roberto de Lima, e o vereador Rafael Andreeta.

O serviço teve início tão logo a prefeitura começou a receber a massa asfáltica a quente, adquirida pelo município em concorrência pública recentemente finalizada. “Além da recuperação do pavimento asfáltico, vamos refazer trecho de guia e consertar o sistema de captação de água das chuvas”, explica o secretário de Obras, Paulo Roberto de Lima. A “massa quente” é mais adequada para recuperar trechos onde há enxurradas. “Se usássemos outro material seria desperdício de trabalho e de recursos, uma vez que o volume de água que passa por esse ponto em dias de chuva é muito alto”, explica o secretário de Obras.

Além da massa asfáltica para aplicação a quente, a prefeitura comprou emulsão asfáltica e também está contratando empresa para ampliar as equipes de manutenção do asfalto. O objetivo é intensificar o tapa-buracos e serviços como os que estão sendo feitos na Avenida 40. Como grande parte da pavimentação asfáltica de Rio Claro é muito antiga, são vários os pontos propensos ao aparecimento de buracos.

De acordo com a Secretaria de Obras, a chegada do período com menos chuvas também deve contribuir para a realização do tapa-buracos e recuperação de vias.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.