A partir de segunda-feira, 14, a limpeza de túmulos só poderá ser feita com uso de máscara e obedecendo outras medidas sanitárias.

A limpeza de túmulos nos cemitérios do município de Rio Claro estará liberada a partir de segunda-feira (14), conforme portaria divulgada nesta sexta-feira (11) e que libera também a presença de prestadores de serviços para a manutenção de túmulos.

As atividades estavam suspensas em razão da pandemia de coronavírus e foram liberadas agora com o município na fase amarela da quarentena, que exige menos restrições.

Os serviços poderão ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, não sendo permitido a presença de pessoas menores de 18 anos ou maiores de 60 anos.

Os prestadores de serviços devem trajar vestimenta apropriada para a atividade (calçados impermeáveis e luvas de borracha), além da máscara de proteção cobrindo boca e nariz. A portaria proíbe aglomerações nas adjacências dos túmulos, permitindo, no máximo, dois prestadores de serviços por sepultura, sendo que ambos deverão permanecer distantes dos jazigos durante a realização de eventuais sepultamentos.

Como forma de prevenção e proteção aos prestadores de serviço e a outros que venham a ter contato com as superfícies dos túmulos, os prestadores de serviço, quando na rotina de limpeza e lavagem de túmulos e jazigos, devem utilizar para isso produtos de limpeza à base de Hipoclorito de sódio (Água Sanitária), na medida indicada pelo fabricante para que exerça a ação oxidante/desinfetante/bactericida. Os produtos devem ter a fabricação registrada pelo Ministério da Saúde/Anvisa indicada em rotulagem adequada e em recipientes padronizados para este tipo de produto.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.