O município de Rio Claro tem a expectativa de se tornar referência na América Latina como cidade inteligente, em parceria com a iniciativa privada. A utilização de novas tecnologias inclui a instalação de uma ampla infovia em toda a cidade, que poderá gerenciar o sistema de trânsito, a iluminação pública, escolas, postos de saúde e outros serviços públicos.

O projeto, denominado O Futuro Já / Rio Claro+10, também prevê o melhor aproveitamento de áreas públicas, como as oficinas ferroviárias, aeroporto, Lago Azul e Floresta Estadual. A apresentação do projeto foi realizada sexta-feira (30) na Philarmônica. Na quinta-feira (29) os vereadores assistiram apresentação preliminar do projeto. Os estudos, elaboração de projetos e implementação das inovações não terão custos ao município.

As ações do projeto Rio Claro+10 serão definidas em estudos sobre a infraestrutura da cidade. As empresas interessadas deverão obter autorização da prefeitura para participarem. A empresa OBPI já protocolou pedido na prefeitura e, inclusive, participou da apresentação na sexta-feira. “Pretendemos investir até R$ 4 milhões para fazer os estudos dos projetos que vislumbramos para Rio Claro”, informou André Barbosa, presidente da Oficina Brasileira de Projetos de Infraestrutura (OBPI).

O prazo previsto para a realização dos estudos é de até oito meses, com aplicação para os próximos dez anos. “É um projeto pioneiro que será elaborado pensando no crescimento de Rio Claro, que tem grande potencial de desenvolvimento. Vamos explorar esse potencial para alavancar o crescimento do município gerando riquezas, emprego, renda e melhor qualidade de vida”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Rio Claro ganha um projeto inovador, que já nasceu com uma grande perspectiva de sucesso”, acrescenta.

Francesco Rotolo, secretário municipal de Governo, observa que o conceito de “smart city” (cidade inteligente) é uma tendência mundial. “Os países desenvolvidos já adotam esse modelo de gestão que queremos implantar. Nosso objetivo é alavancar o desenvolvimento econômico atraindo novos investimentos para a cidade”, afirma.

O presidente da Câmara Municipal, André Godoy, destacou que o projeto irá preparar Rio Claro para atrair novas empresas e gerar renda. “É uma nova visão que se impõe ao poder público, com o uso de tecnologia inovadora de forma a impulsionar um crescimento ordenado e autossustentável, através de um planejamento urbano predefinido”, afirmou.

Também participaram do evento o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba; o deputado estadual Aldo Demarchi; os vereadores Irander Augusto, Val Demarchi, Adriano La Torre, Júlio Lopes, Geraldo Voluntário, Yves Carbinatti e Carol Gomes; secretários e diretores municipais, empresários e representantes de entidades.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.