Mas, afinal, o que precisa ser feito para que a cidade ultrapasse o momento de crise? Atrasos no pagamento de fornecedores e aluguéis são mencionados nos bastidores

Divulgação

A partir desta segunda-feira (1º), todos os setores da administração pública municipal de Rio Claro voltam a atender em horário normal. O expediente nas repartições públicas do município retorna ao padrão de oito horas diárias, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.

Desde agosto do ano passado, parte dos servidores estava perfazendo seis horas diárias, em geral das 12 às 18 horas ou das 7 às 13 horas, com atendimento ao público das 12 às 17 horas. A medida foi tomada pelo prefeito Du Altimari para reduzir gastos e minimizar os efeitos da crise econômica na prefeitura. Não houve redução de salários.

De acordo com o secretário municipal de Administração, José Renato Gonçalves, os setores de Educação e Saúde já tinham ficado de fora da mudança para seis horas. Juntas essas áreas reúnem aproximadamente dois terços do funcionalismo municipal. Além disso, cumprindo decisão judicial, a prefeitura retomou em outubro o expediente de oito horas nos setores de Esportes, Ação Social e Cultura.

A partir deste mês de fevereiro será retomada a carga horária de oito horas por funcionários de setores como o de manutenção da cidade, bastante exigidos nesta época de chuvas, quando o mato cresce de maneira mais rápida e surgem buracos em vias públicas.

DAAE

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro terá novo horário de atendimento ao público a partir de segunda-feira, dia 1º de fevereiro. A comunidade será atendida na sede da autarquia, na Avenida 8-A, nº 360 – bairro Cidade Nova, de segunda a sexta-feira das 9 às 15 horas.

Os demais setores passarão a atender das 7h30 às 16h30 de segunda a sexta-feira. Já o teleatendimento, pelo telefone (19) 3531-5200 (opção1), não terá alterações e continuará atendendo de segunda a sábado das 7 às 19 horas.

PROCON

Assim como o Daae, o Procon de Rio Claro terá novo horário de atendimento ao público a partir de segunda-feira (1º). O Procon irá atender de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, de forma ininterrupta, sem pausa para o almoço.

O diretor do Procon, José Pires Pimentel de Oliveira Neto, informa ainda que o órgão irá intensificar a fiscalização do comércio de produtos de primeiras necessidades junto às redes de supermercados da cidade. Além disso, o Procon também fará avaliação dos preços de combustíveis e seus derivados, praticados no município. A fiscalização também irá incluir as lojas de conveniência.

O Procon de Rio Claro tem duas unidades na cidade. O posto central funciona na Rua 5, número 821, entre as avenidas 5 e 7, Centro. O telefone é de (19) 3533-2070. A subsede funciona na Avenida M-15, número 411, ao lado da subprefeitura do Cervezão. O telefone é (19) 3532-1550.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.