A nova unidade do Espaço Mais Saúde, onde serão feitos exames de mamografia, chega na sexta-feira (23) a Rio Claro. A informação é do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Ainda na sexta-feira começa a montagem da estrutura para que o atendimento tenha início em março, mês tradicionalmente dedicado às mulheres, elas que são maioria na população de Rio Claro”, informa Juninho. A chegada da unidade está prevista para o meio-dia no complexo-médico hospitalar montado na Avenida Visconde do Rio Claro entre as avenidas 10 e 12.

A montagem da estrutura começará pelas partes elétrica, hidráulica e colocação de equipamentos. Esse trabalho deve durar cerca de uma semana. Enquanto isso, as equipes do Mais Saúde e a Central de Regulação da Fundação de Saúde iniciarão os agendamentos de pacientes para os exames.

“Como já vem sendo feito no Espaço Mais Saúde nas outras especialidades, a unidade de mamografia será pautada pelo acolhimento e agilidade”, observa o secretário de Saúde, Djair Francisco.

Segundo levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, mais de 2.200 mulheres estão na fila de espera pelo exame de mamografia em Rio Claro.

Para mulheres entre 50 e 69 anos, a indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. Todos os exames feitos na nova unidade do Espaço Mais Saúde serão pagos pelo município tendo como referência os valores da tabela do SUS.

De 20 de setembro de 2017 até o fim do mês de janeiro, 5.289 pessoas foram atendidas no Espaço Mais Saúde, em consultas, exames e cirurgias em várias especialidades. Todos esses pacientes atendidos estavam nas filas de espera por consultas, exames e cirurgias pelo SUS no município.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.