A primeira Residência Terapêutica (RT) de Rio Claro será inaugurada nesta terça-feira (27) às 10 horas pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, e pelo secretário municipal de Saúde, Djair Francisco. A casa, que já abriga desde a semana passada 10 ex-internos do hospital Bezerra de Menezes, fica na Rua 15 entre Avenidas 13 e 15.
A residência foi inteiramente reformada e adaptada para o convívio dos pacientes e conta com cuidadores 24 horas, além de todo o suporte dos profissionais da rede de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde. Alguns dos pacientes que vivem na primeira RT de Rio Claro estavam internados na unidade há mais de 15 anos. A mudança do Bezerra para casa foi realizada na quinta-feira passada.

A implantação das residências terapêuticas, em Rio Claro era um compromisso do atual governo municipal. O Ministério da Saúde estabeleceu a implantação de RTs no ano 2000, como parte da política nacional de desinstitucionalização e efetiva reintegração de doentes mentais na comunidade. Todos os pacientes que moram na Residência Terapêutica são estabilizados, isto é, aptos para o convívio social. Todos passaram por adaptações desde o início do ano passado, com saídas regulares do hospital, sob os cuidados da equipe da rede municipal de Saúde Mental. Conforme estabelece o programa, os moradores da RT contam com suporte profissional da equipe de Saúde Mental do município, adequado às demandas e necessidades de cada um. Os moradores contam com atendimento de profissionais do Caps (Centro de Atendimento Psicossocial) e da rede municipal de Atenção Básica.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.