Divulgação 

A prefeitura de Rio Claro coordenou uma ação conjunta no Jardim Público nesta quinta-feira (14) com atendimento a pessoas em situação de rua. Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Instituto Viver e Conviver (IVC) estiveram no local e fizeram alguns encaminhamentos. Aqueles que aceitaram ajuda foram encaminhados à Casa Transitória para banho e alimentação e serão cadastrados no programa Nova Vida voltado para a capacitação profissional. “Cinco pessoas foram encaminhadas ao programa e vão começar a desenvolver alguma atividade”, informa Érica Belomi, secretária de Desenvolvimento Social.

“Estamos oferecendo uma alternativa para essas pessoas, exigindo como única contrapartida a disposição para o trabalho e o não consumo de bebida alcoólica”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, enfatizando que quem aceitou ajuda foi acolhido e está recebendo apoio da prefeitura. Um morador de rua recebeu auxílio para voltar a sua cidade de origem e outro foi encaminhado para atendimento médico na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Avenida 29.

O atendimento desta quinta-feira (14) contou com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). “Nosso objetivo é adotar uma linha de ação única com o envolvimento de várias secretarias e entidades, sem cercear o direito de ir e vir dos cidadãos”, esclarece o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba, que também participou da ação no Jardim Público.

Além do atendimento social, a prefeitura de Rio Claro irá realizar um mutirão de limpeza no Jardim Público a partir desta sexta-feira (15). A iluminação também será ampliada e ganhará o reforço de 20 holofotes que começarão a ser instalados nesta sexta. “Vamos lavar o coreto e melhorar a iluminação do jardim com a instalação de nova fiação elétrica e holofotes”, explica o prefeito Juninho da Padaria, ressaltando que a maior claridade irá aumentar a sensação de segurança do local. “Os holofotes oferecem mais claridade, segurança e valorização da área”, reforça o secretário de Obras, Paulo Roberto de Lima.

A iniciativa faz parte de ação conjunta das secretarias de Obras, Saúde, Segurança e Desenvolvimento Social com o objetivo de proporcionar maior conforto e segurança aos usuários desse espaço público.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.