Os donos de terrenos baldios de Rio Claro têm 20 dias corridos a partir desta terça-feira (8) para limparem e capinarem seus imóveis. A partir do próximo dia 28 a prefeitura começa a fazer o serviço e a mandar a conta aos proprietários faltosos. A limpeza de um terreno de 300m², por exemplo, custará R$ 613,11 se o trabalho for feito pelo município.

 

Isso porque quem não cuidar de seu imóvel pagará R$ 1,7031 por metro quadrado roçado ou capinado pela prefeitura, além de 20% sobre o valor total como taxa de administração dos serviços. Vencido o prazo, essa ação da prefeitura passa a ser feita ininterruptamente, ou seja, os donos devem manter os terrenos em ordem o ano todo para não receberem várias cobranças do município pelo trabalho.

 

O edital de limpeza de terrenos baldios foi publicado nesta semana no Diário Oficial de Rio Claro. “Quando todos fazem sua parte e mantêm seus imóveis limpos, todos ganham”, comenta o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, Emílio Cerri. “A cidade fica mais limpa e bonita e a prefeitura pode concentrar as ações de manutenção nas áreas públicas”, acrescenta.

 

O diretor de Manutenção e Conservação, Tadeu Olivetti, observa que terrenos sujos e com mato também causam transtornos para os vizinhos. “Além disso, os donos que não limpam seus imóveis deixam de economizar quando o serviço é feito pela prefeitura”, acrescenta, lembrando que, com mais chuva e luz solar, o mato cresce mais rapidamente nos terrenos baldios da cidade nesta época do ano.

 

Manter as áreas particulares limpas também é especialmente importante para se evitar os riscos com animais peçonhentos e criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, febre amarela e chikungunya. Por isso, além dos proprietários limparem seus imóveis, é essencial que a comunidade também colabore e não faça descarte de lixo e materiais velhos em terrenos. Rio Claro possui seis ecopontos, coleta de lixo domiciliar em todos os bairros, coleta seletiva e serviço de cata bagulho.

 

Para realizar a limpeza de terrenos baldios particulares, a partir do dia 28, a prefeitura dividiu o município em 25 setores. Os serviços serão feitos priorizando os pontos mais críticos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.