Ednéia Silva

Os funcionários fazem o corte de árvore no Jardim Público após autorização da Sepladema
Os funcionários fazem o corte de árvore no Jardim Público após autorização da Sepladema

A Prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Manutenção e Paisagismo, iniciou nessa quinta-feira (4) o corte de árvores no Jardim Público. De acordo com o titular da pasta, Sérgio Guilherme, as árvores retiradas estão condenadas e o corte foi aprovado pela Sepladema (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente) através de laudo técnico.

O secretário explica que algumas árvores estavam ocas por dentro, mantidas em pé apenas por uma face do tronco e corriam o risco de cair. O corte visa evitar acidentes no local. Serão retiradas pelo menos cinco árvores das espécies eucalipto, sibipiruna, flamboyant, nogueira de Iguape e palmeira leque. Outras serão podadas. Todas as ações estão previstas no laudo, resultado da análise feita por um ecólogo.

Sérgio Guilherme informa que o corte de uma das árvores irá precisar do auxílio do Corpo de Bombeiros, já que a árvore é de grande porte e o caminhão utilizado pela prefeitura para esse tipo de operação atinge apenas 25 metros.

O corte e poda de árvores sempre geram reclamações dos munícipes. O caso inclusive já foi parar no Ministério Público, que conseguiu liminar em novembro de 2012 que proíbe a poda ou supressão de árvores na cidade sem a apresentação de laudos técnicos que comprovem a necessidade do corte. A ação foi movida contra a prefeitura e a Elektro, que recorreram da decisão, mas tiveram recurso negado no ano passado.

Para efetuar o corte de árvores no município, é necessária a apresentação de um laudo pericial para comprovar a necessidade de poda ou remoção. Se não for apresentado, pode gerar multa.

Vale lembrar que a população precisa adotar alguns critérios na hora de plantar ou retirar árvores. Para plantar ou cortar uma árvore em locais de domínio público, o cidadão deve procurar o Atende Fácil (Avenida 2, entre as ruas 2 e 3, Centro) para formalizar o pedido. No caso de corte ou poda, a solicitação é encaminhada à Sepladema que, após avaliação, emite laudo liberando ou não o corte ou poda.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.