A prefeitura de Rio Claro iniciou nesta semana análise das árvores da Via da Saudade, uma das mais importantes, movimentadas e arborizadas do município. O objetivo é averiguar as condições das espécies, garantindo a segurança de milhares de pedestres e motoristas que trafegam pelo local diariamente. Além da ação preventiva, a iniciativa prevê replantio caso seja necessário remover exemplares. “Nosso objetivo é proteger a comunidade sem descaracterizar o visual da Via da Saudade, que é um dos cartões postais do município”, explica o diretor municipal de Manutenção e Conservação, Tadeu Olivetti.

Na quinta-feira (22) vários exemplares foram fotografados. As imagens darão subsídio para o estudo técnico, que deve durar algumas semanas. A iniciativa envolve a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário. “Trabalhar preventivamente é essencial para reduzir os riscos de acidentes”, destaca o diretor da Defesa Civil, Wagner Martins Araújo.

A Via da Saudade é considerada uma das mais bonitas do Brasil e muito dessa fama se deve às árvores que emolduram quase toda a extensão da avenida, de aproximadamente 850 metros. A maior parte das espécies que adornam a via é a Ficus microcarpa, vegetação que começou a ser plantada na década de 30 do século passado.

Localizada na região sul do município, a Via da Saudade dá acesso a locais como o ginásio de esportes Felipe Karam, o estádio municipal Augusto Schmidt Filho, o cemitério São João Batista e a igreja Bom Jesus, além de delegacia, vários estabelecimentos comerciais, restaurantes e bares.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.