A prefeitura de Rio Claro ampliou os serviços de poda e remoção de árvores no município. Agora duas equipes realizam os serviços e, assim, agilizam o atendimento das demandas. Equipe terceirizada com dez trabalhadores começou a trabalhar nesta semana, com apoio de dois caminhões, sendo um munck com caçamba levadiça e braço de 14 metros para facilitar a poda de árvores mais altas.

“Essa nova equipe dobra as condições de trabalho e ajuda a diminuir a defasagem nos pedidos de poda e remoção de árvores secas”, explica o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, observando que a poda preventiva das árvores favorece a segurança. “Na área urbana, árvores com copas em tamanho adequado facilitam a luminosidade que vem da iluminação pública e a remoção de galhos antigos evita acidentes”, pontua.

A nova equipe começou a trabalhar na segunda-feira (2) fazendo a poda das árvores no Núcleo Administrativo Municipal (NAM) e depois irá atender outros pontos da cidade. “Essa equipe vai atuar com prioridade na poda e remoção de árvores secas em praças e canteiros centrais”, informa Emilio Cerri, secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção. “Vamos priorizar árvores que ofereçam riscos a equipamentos públicos e a integridade física das pessoas”, reforça o diretor municipal de Manutenção e Conservação, Tadeu Olivetti.

A população pode solicitar serviço de poda e remoção de árvores pelo telefone 156. Os pedidos serão analisados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e poderão ser deferidos ou indeferidos com base em critérios técnicos e nas normas do código de arborização do município. “Árvore em calçada é patrimônio público e há lei que define sua permanência ou não no passeio público”, afirma Olivetti. Podas e cortes de árvores na cidade só podem ser feitos com aprovação de um laudo técnico.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.