Com o objetivo de aumentar a segurança em Rio Claro, a prefeitura está ampliando o sistema de monitoramento eletrônico com a instalação de duas novas câmeras na região sul da cidade. Uma câmera foi instalada na rotatória localizada no final da Avenida Tancredo Neves, sentido bairro-centro, próximo à concessionária Viviani Veículos, que dá acesso à Rodovia Washington Luís. A outra câmera está no cruzamento da Estrada dos Costas com a Avenida 7, no bairro Jardim das Palmeiras.

A instalação das câmeras está sendo realizada em parceira com a empresa Verde Plan, responsável pelo loteamento habitacional Diário Ville. A medida é uma compensação ao impacto de vizinhança consequente da construção do residencial. “Toda parceria feita com empresas visando melhorias para o município e para a comunidade é bem-vinda. Com a ajuda da tecnologia e as ações desenvolvidas pelo município no setor de segurança, pretendemos diminuir ainda mais os índices de criminalidade”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que acompanhou a instalação dos equipamentos nesta sexta-feira (18) junto com o vice-prefeito e secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba.

As câmeras foram instaladas em pontos estratégicos e ajudarão a dar mais segurança aos munícipes e monitorar o trânsito na região. “Esses locais têm grande fluxo de veículos e a instalação das câmeras visa ampliar a sensação de segurança dos pedestres e motoristas que transitam pelo local”, ressalta Bellagamba.

Vale lembrar que a prefeitura vem solicitando ao governo estadual a realização de intervenção viária para a reestruturação do trevo da rodovia Washington Luís, região que recebe diariamente grande fluxo de veículos. A área pertence ao Estado e as obras necessárias são de responsabilidade do governo de São Paulo. “Queremos dar ao trevo condições seguras de tráfego, já que fica em uma das entradas da cidade é muito utilizado por quem chega a Rio Claro e por moradores de vários bairros, como Palmeiras, Terra Nova e Jardim Novo”, destaca Juninho.

Todos os equipamentos já foram instalados e falta apenas a concessionária de energia fazer a ligação elétrica para as câmeras entrarem em funcionamento. A fiscalização das novas câmeras será feita pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), órgão da Guarda Civil responsável pelo gerenciamento do sistema de monitoramento. Outras 23 câmeras fiscalizam as ruas do município, sendo sete na área central e outras 14 instaladas na antiga estação ferroviária, onde o fluxo de pessoas que passam pelo local diariamente gira em torno de 10 mil.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.