Localizado na região sul, uma das que mais crescem em Rio Claro, o Jardim Novo está recebendo uma série de investimentos que ampliam a segurança dos moradores e de quem transita naquela região, próxima ao bairro Terra Nova. A mais recente intervenção da prefeitura é a ampliação da iluminação pública na Rua 19 com Avenida 14, aumentando a segurança no trânsito para motoristas e principalmente pedestres. “Já havíamos feito mudança na mão de direção desse trecho muito movimentado, tornando a Rua 19 preferencial, e agora damos prosseguimento deixando esse local mais iluminado e seguro”, explica o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que acompanhou na quarta-feira (26) o início da troca de luminárias.

Executada pela Selt Engenharia, contratada pela prefeitura para realizar serviços na iluminação pública, a ampliação consiste na troca de 13 luminárias de 70 watts de vapor de sódio, com luz amarela, por lâmpadas de 250 watts de vapor metálico que, além de mais potentes, iluminam mais também por emitirem luz branca. Para o diretor municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Adilson Marques, ações como essa são fundamentais devido ao grande aumento na circulação de veículos que transitam pelas imediações, em função do acelerado crescimento daquela região da cidade. “Há mais residências e escolas, o fluxo de veículos aumenta bastante e isso exige medidas que reforcem a segurança de condutores e transeuntes”, comenta.

Outra medida do município para melhorar o trânsito de pedestres naquele trecho foi a retirada de tocos antigos de árvores que atrapalhavam a mobilidade nas calçadas, levando muitas vezes os pedestres a terem que usar o espaço dos veículos, elevando o risco de acidentes. Nesse sentido, a prefeitura também fará adequações no calçamento naquele trecho. “As secretarias de Obras e Agricultura estão mobilizadas nesses serviços”, explica o prefeito Juninho. Essas intervenções também atendem encaminhamentos feitos pelo vereador Rafael Andreeta.

Ainda no mês passado a prefeitura iniciou a ampliação da iluminação pública em 56 pontos da Avenida Marginal do Jardim Novo, com implantação de 12 novos braços de iluminação e 44 substituições de lâmpadas amarelas de 100 watts por brancas de 250 watts. O trecho dá acesso ao Jardim Novo 1 e 2, Vila Rosa e Jardim das Nações 1 e 2. Também é muito utilizada por alunos e professores que estudam e trabalham no Complexo Educacional, onde ficam quatro escolas.

Outros investimentos da prefeitura mostram que a região sul da cidade crescerá ainda mais. As obras de construção da escola de Ensino Fundamental avançam no Jardim Novo. A nova unidade de ensino terá 12 salas de aula, quadra coberta e demais dependências, e irá atender 780 alunos do ensino fundamental 1 (5º ao 9º ano) em dois períodos. O término da obra está previsto para o final de 2019. O investimento é de R$ 3,5 milhões, com recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapartida da prefeitura. Será a segunda escola construída pela atual administração municipal naquelas imediações. Em julho deste ano a prefeitura inaugurou uma creche para 130 crianças no bairro Terra Nova. A unidade de ensino foi construída em parceria com o governo estadual, com investimentos de R$ 1,9 milhão.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.