O trânsito de Rio Claro ficará mais seguro com obras e serviços providenciados com dinheiro de multas aplicadas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito). A prefeitura começou nesta semana a ampliar a ciclofaixa que contorna parte do aeroporto, próximo à entrada da cidade pela movimentada Via Kennedy. Com a iniciativa, todo o entorno do aeroporto terá espaço exclusivo para trânsito de bicicletas, que é alto naquela região. A melhoria chega a partir de trabalho conjunto do município com o governo estadual, por intermédio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. “Esse trabalho com o governo do estado mostra, novamente, os benefícios que as parcerias trazem para população”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que na sexta-feira (21) acompanhou parte da obra. A prefeitura faz a obra e depois recebe o dinheiro do governo estadual.

O secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba, também participou da vistoria e explica que ao final do serviço o entorno do aeroporto terá cinco quilômetros de ciclofaixa. “A quantidade de veículos que circula nessas imediações é muito alta, a ampliação da faixa exclusiva para ciclistas vai organizar o fluxo”, esclarece.

A estimativa da prefeitura é de que o serviço seja finalizado até o mês que vem. De acordo com o departamento municipal de Trânsito, uma pequena parte da via pública nas imediações dos condomínios residenciais, ao lado ao aeroporto, terá o trecho exclusivo para ciclistas sinalizado com placas, sem pintura de solo. O mesmo procedimento será adotado na Avenida 61. Nos demais trechos a pista receberá a pintura de ciclofaixa.

Rio Claro aderiu ao Movimento Paulista de Segurança no Trânsito em junho deste ano. Com a parceria, o município vai receber recursos da ordem de R$ 1 milhão do governo estadual para obras e ações educativas. A ampliação de ciclofaixas é a primeira etapa do projeto em Rio Claro. As outras duas etapas serão focadas na ampliação dos semáforos e na implantação de Cidade Mirim na sede da Guarda Civil Municipal, para ações de educação no trânsito.

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito tem o objetivo de reduzir pela metade os óbitos em ruas e estradas até 2020. Os recursos liberados pelo governo do estado são provenientes de multas aplicadas pelo Detran. Os municípios contemplados devem aplicar o dinheiro em projetos elaborados com base nas informações do Infosiga SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), banco de dados mensal sobre acidentes de trânsito em território paulista.

“Tão importante quanto os investimentos que fazemos no trânsito é a colaboração de condutores e pedestres respeitando as leis e a sinalização, pois esse é o elemento essencial da segurança no tráfego”, finaliza o prefeito Juninho.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%