Com a participação de mais de 1.500 pessoas, entre representantes do setor público e privado, o 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, que começou na quarta-feira (18) em Rio Claro teve como um dos principais destaques do primeiro dia de atividades a quarta edição do Encontro de Prefeitos, que reuniu chefes do Executivo de várias cidades paulistas. “Os principais desafios para a melhoria da saúde nos municípios são a boa gestão e investimentos”, disse o prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Em nosso governo, estabelecemos a saúde como prioridade e não medimos esforços para aplicar bem os recursos municipais e buscar apoio dos governos estadual e federal”, acrescentou Juninho.

O encontro de prefeitos foi coordenado por Carmino Antonio de Souza, Secretário Municipal de Saúde de Campinas e Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP). “Em seu primeiro dia, o evento superou todas as expectativas, seja na participação como na apresentação de trabalhos”, disse. “Rio Claro está de parabéns pela organização e tem se tornado referência nas ações de saúde”, completou.

Durante o encontro os prefeitos discutiram a necessidade de um novo Pacto Federativo com a União, que possa contemplar os municípios com mais recursos e investimentos na Saúde.

O Congresso de Secretários de Saúde do Estado de São Paulo vai até sexta-feira (20) e reúne expositores, mostra de trabalhos e experiências de êxito do SUS (Sistema Único de Saúde) de todo o estado, além de cursos e palestras para os profissionais da Saúde. “Hoje Rio Claro está entre as cidades que mais investem em saúde”, diz o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco. “Só no último quadrimestre foram mais de R$ 70 milhões, na melhoria dos atendimentos de urgência e emergência, na atenção básica, na ampliação da oferta de medicamentos com o Farmácia Todo Dia, e no atendimento no Espaço Mais Saúde, que implantamos para reduzir as filas de espera”, acrescenta.

A abertura oficial do evento foi realizada na noite dessa quarta-feira (18), com a presença de autoridades estaduais e federais do setor de Saúde. Para esta quinta-feira (19), segundo dia de Congresso, está prevista a visita do Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, no período da manhã.

A programação desta quinta inclui a 1ª Grande Conversa, com o tema “Financiamento para garantia do direito à Saúde”, com a presença dos palestrantes Francisco Funccia, Economista e Consultor do Conselho Nacional de Saúde; Eduardo Adriano Ribeiro, Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Saúde; Mauro Guimarães Junqueira, Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conasems). A programação completa pode ser acessada no linkhttp://www.cosemssp.org.br/congresso/congresso-2018/programacao/programacao-geral/

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.