Mais apoio e recursos financeiros do governo federal aos municípios. A reivindicação deu o tom da manifestação de prefeitos organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) nessa quarta-feira na Praça das Bandeiras, em Brasília. “Os municípios precisam de atenção constante das demais esferas de governo, e não apenas nos anos de eleição”, destaca o prefeito de Rio Claro João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que participou da atividade ao lado do vereador Rogério Guedes, do secretário de Saúde, Djair Francisco, e do chefe de Gabinete, Ricardo Naitzke.

Cerca de mil prefeitos a parlamentares municipalistas participaram da manifestação, que faz parte da campanha “Não deixem os municípios afundarem”, que chama a atenção para a grave situação financeira dos municípios, principalmente em face à crise pela qual passa o País. O prefeito Juninho ressalta o lema municipalista de que o dia a dia das pessoas é vivido concretamente nas cidades. “Tudo acontece no município, precisamos valorizar essa realidade e repensar a distribuição dos recursos públicos”, observa.

A mobilização em Brasília teve início terça-feira (21) e conta com representantes de importantes entidades municipalistas, como Carlos Alberto Cruz Filho, presidente da Associação Paulista de Municípios (APM), e Dalva Christofoletti Paes da Silva, presidente do Centro de Estudos e Apoio aos Municípios e Empresas (Ceame).

No primeiro dia de atividades Juninho participou de debate entre o movimento municipalista e o Tribunal de Contas da União, e cobrou maior participação financeira dos estados e União nos serviços públicos de saúde desenvolvidos pelos municípios. “Precisamos muito que estado e União nos ajudem, pois as demandas são cada vez maiores e os custos de manutenção são, na maioria, arcados pelas prefeituras”, ressaltou.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.