O prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) confirmou à reportagem do Jornal Cidade que viaja nesta sexta-feira (2) à Rússia, onde deverá ficar por 10 dias. O chefe da administração municipal informou que foi convidado, junto a outros três prefeitos e senadores, além de representantes de Câmaras Municipais, a participar de uma rodada de intercâmbio naquele país e que antecede um fórum econômico previsto para o mês de setembro.

O convite veio de Devanir Cavalcante de Lima, secretário municipal em Guarulhos e um dos responsáveis pela organização da delegação brasileira no Fórum Internacional dos Municípios de Países do Brics, bloco formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Na quinta-feira (1º) Perissinotto e de Lima devem se reunir na cidade da Grande São Paulo para alinhar alguns detalhes da viagem.

O prefeito de Rio Claro declarou que a comitiva será recebida pelo Governo da Rússia onde terá a oportunidade de estabelecer contato comercial, industrial e cultural. Prioritariamente, Gustavo deverá tratar da vacina russa Sputinik Light, produzida em dose única contra a Covid-19 e que está em fase de testes em alguns países. A ideia é oferecer o município rio-clarense para um experimento de vacinação em massa, como ocorreu em Botucatu [com a AstraZeneca/Oxford] e Serrana [com a CoronaVac/Butantan].

Neste sentido da pandemia, também deverá levar demanda da vacinação através do Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas), que Rio Claro integra junto a cidades como Cordeirópolis, Santa Gertrudes, Ipeúna e Limeira. Gustavo afirma que também tratará de alianças comerciais com a Rússia através empresas multinacionais instaladas em Rio Claro. Ainda, apresentará o projeto de ressarcimento de investimentos para atrair novas empresas para o município. A proposta de lei deste teor será encaminhada em breve para a Câmara Municipal.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.