O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (21) durante reunião com representantes da comunidade negra e da administração municipal

O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (21) durante reunião com representantes da comunidade negra e da administração municipal

O prefeito Gustavo irá encaminhar à Câmara Municipal projeto de lei para estruturar o serviço SOS Racismo no município, para atendimento às vítimas de racismo. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (21) durante reunião com representantes da comunidade negra e da administração municipal, que solicitaram ao prefeito providências neste sentido. Os participantes da reunião fazem parte de comissão que está cuidando do assunto.

“Contem comigo. Vamos tomar as medidas necessárias para que este serviço seja implantado e consolidado em Rio Claro”, afirmou Gustavo, que também anunciou a cessão de espaço em prédio da Sociedade Philarmônica para o funcionamento do serviço e a participação da Guarda Civil Municipal para dar suporte de segurança às pessoas que procurarem o SOS Racismo.”A deman da em nosso município existe e só não é maior porque ainda não existe estrutura específica para o atendimento”, observa Marcos Prado, membro da comissão.

Em junho deste ano uma comitiva de Rio Claro foi conhecer serviço semelhante no município de Diadema e estabeleceu contato com a coordenadoria do SOS Racismo na Assembleia Legislativa. Diadema tem uma ouvidoria para denúncias de racismo e injúria racial, que é ligada à Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Creppir), da Secretaria de Governo.

Iara Bento, coordenadora do SOS Racismo da Alesp, também participou da reunião desta terça-feira em Rio Claro. “Parabéns, prefeito, por ouvir a proposta e apoiar a iniciativa, estamos inteiramente à disposição para auxiliar nesta causa”, afirmou Iara.

O servidor público Hélio do Carmo, membro da comissão, destacou a importância do serviço ser uma política de estado e não apenas de governo. Da reunião também participaram Maria Lourdes da Silva, da assessoria dos Direitos Raciais, Janice Resende, do Conselho Municipal da Comunidade Negra, e o vereador Geraldo Voluntário.

Tags: ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.