Um grande número de pessoas prestigiou o evento de comemoração do Dia da Consciência Negra, realizado na manhã de sábado (20), na Câmara Municipal de Rio Claro. “Isto demonstra a importância que Rio Claro dá para a data”, observou o prefeito Gustavo Perissinotto, que participou da solenidade na qual também foram entregues medalhas Zumbi dos Palmares em reconhecimento às pessoas que lutam pela igualdade de direitos e se destacam na valorização dos afrodescendentes.

O prefeito Gustavo disse que, em tempos de polarização, é o momento de refletir qual o caminho queremos. “Não há espaço para intolerância. Temos direito de divergir, mas não de maltratar, agredir. Devemos juntos buscar uma sociedade mais justa, livre e igual”, afirmou.

O vereador José Pereira, presidente da Câmara Municipal, ressaltou que a luta contra a discriminação racial e a igualdade de direitos se faz no dia a dia, dentro de casa, nas escolas e no ambiente de trabalho. “O respeito ao próximo não pode ser facultativo, tem de ser obrigatório. Estamos aqui, nesta solenidade, para marcar posição. Não há mais espaço para aquelas pessoas que insistem em julgar seus semelhantes pela cor da pele”, disse o presidente da Câmara.

O vereador Geraldo Voluntário, que desde 2013 está à frente da organização da entrega das medalhas Zumbi dos Palmares, afirmou que “a luta contra a discriminação racial tem de ser diária e a igualdade de direitos, seja no mercado de trabalho ou no convívio social, precisa se tornar realidade”.

A homenagem foi instituída em 2011, a partir de decreto do então vereador Sérgio Carnevale, que também participou do evento no sábado.

Os homenageados deste ano foram: Pastora Ana Lúcia de Jesus Nascimento, homenageada pelo vereador Julinho Lopes; Aparecido Norberto Beato da Costa, homenageado pelo vereador Sivaldo Faísca; Edilson Lopes da Silva, homenageado pelo vereador Alessandro Almeida; Jovair Augusto, homenageado pelo vereador Adriano La Torre; Marcela Fernanda Tomé Oliveira, homenageada pelo vereador Vagner Baungartner; Maria Lourdes da Silva, homenageada pelo presidente da Câmara Municipal, José Pereira dos Santos; Maria Lúcia Paulo, homenageada pelo vereador Geraldo Voluntário; Raquel Elizalda dos Santos, homenageada pelo vereador Hernani Leonhardt; Ricardo Barbosa de Castro, homenageado pelo vereador Serginho Carnevale; Rosângela Maria Aparecida da Silva, homenageada pelo vereador Luciano Bonsucesso e Rosiley Camilo de Souza, homenageada pelo vereador Diego Gonzalez.

Também participaram do evento o vice-prefeito Rogério Guedes, a assessoria do vereador Rodrigo Guedes, a assessora municipal de Direitos Raciais, Maria Lourdes da Silva, a presidente do Conerc (Conselho Municipal da Comunidade Negra de Rio Claro), Janice Aparecida Rezende, os secretários municipais Dalberto Christofoletti (da Cultura), Rogério Marcheti (da Administração) e Otávio Balbão (da Segurança). Entre membros da comunidade, destaque para dona Joana Barbosa da Costa, de 101 anos.

A cantora Francieli Campos apresentou uma poesia e a música Zumbi, de Jorge Ben Jor, e o Coral Madrigal Cor da Voz foi outro destaque cultural na homenagem.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.