Antonio Archangelo

Prefeito Du Altimari (esquerda) fala das novidades do curso
Prefeito Du Altimari (esquerda) fala das novidades do curso

O prefeito Du Altimari (PMDB) é o convidado especial do Redação em Debate na manhã deste sábado. O programa, que vai ao ar a partir das 8h30, ao vivo, pela Excelsior Jovem Pan AM, terá como assunto principal a instalação do curso de Medicina em Rio Claro. Os ouvintes podem enviar suas perguntas pelo telefone 3526-1055.

De acordo com nota divulgada na sexta-feira (5), a minuta que dará origem ao edital, definindo as regras para seleção das entidades interessadas em oferecer curso de Medicina, está disponível para consulta pública. Os novos cursos fazem parte do programa Mais Médicos e Rio Claro é um dos municípios selecionados pelo governo federal para ter curso de Medicina. A minuta foi publicada pelo Ministério da Educação e está disponível no site da entidade (MEC) e no Diário Oficial da União. Pelo prazo de dez dias, a contar da data de publicação, os interessados podem fazer sugestões e críticas, além de sugerir alterações no documento.

“A consulta pública é passo fundamental para que o edital seja finalizado, o que tende a acelerar as demais tramitações para Rio Claro ter uma faculdade de Medicina”, comenta o prefeito Du Altimari. No início desta semana, Altimari esteve em Brasília junto com representantes de outros seis municípios, para pedir ao ministro da Educação, Henrique Paim, rapidez na publicação do edital. “A publicação da minuta mostra que fomos atendidos e que o sonho de Rio Claro de ter um curso de Medicina fica cada vez mais próximo da realidade”, ressalta o prefeito.

A perspectiva inicial é de que o município possa ter o início das aulas no segundo semestre de 2015. Pelo menos cinco instituições já se manifestaram interessadas em oferecer o curso de Medicina em Rio Claro: Anhanguera, Asser, Uniesp, Grupo Bandeirantes e Claretianas. O curso de Medicina que será implantado em Rio Claro terá 55 vagas. Na região, Araras e Limeira também terão 55 vagas e, Piracicaba, 75, totalizando 240 vagas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.