Marlene Rodrigues Silva é mãe da pequena Natielle Antunes Macedo, uma das 89 crianças atendidas pelo projeto Presença Esperança da Escola Municipal “Jardim das Palmeiras – Caic” que inaugurou novas instalações nesta sexta-feira (23). “Esse novo prédio é muito melhor porque as crianças têm mais espaço e liberdade. É um privilégio ter minha filha atendida nesse projeto onde ela foi acolhida com muito carinho”, comenta Marlene ressaltando ainda que se sente “segura e confiante” em deixar a filha aos cuidados da equipe. “Aqui é muito mais gostoso e tem mais espaço para brincar”, reforçou Natielle. Outros pais também aprovaram as novas instalações. “Aqui é muito melhor, mais espaçoso, e os pais têm contato maior com a direção”, declarou Darielle Barbosa Alves, mãe da pequena Gleicy Dayane, de sete anos, aluna do projeto.

Com a mudança de prédio, a prefeitura pretende aumentar em mais de 65% o número de vagas do projeto, no qual alunos de Ensino Fundamental desenvolvem atividades no período em que não estão na escola. O anúncio foi feito pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, na cerimônia de inauguração do novo prédio.

“Estou autorizando que sejam feitas as adaptações necessárias para ampliar o número de vagas no projeto que é tão importante para as mães que trabalham”, destacou Juninho lembrando que a mudança de imóvel foi feita com economia financeira para o município com redução no valor do aluguel de R$ 3,5 mil para R$ 2,5 mil por mês. “É preciso investir o dinheiro público com coerência e responsabilidade”, frisou.

Para que o serviço possa atender mais alunos, a prefeitura fará a troca de piso de espaço que será adaptado para receber os novos estudantes. Mesmo antes dessa intervenção, as novas instalações do Projeto Caic já garantiu aumento de 17 vagas, que passaram de 72 no espaço anterior para 89 no atual. Mais 30 vagas deverão ser abertas gradativamente ao longo deste ano, passando de 89 para 119 estudantes.

O secretário municipal da Educação, Adriano Moreira, comentou que melhorar a infraestrutura das escolas foi uma determinação recebida do prefeito no início de 2017 e que vem sendo atendida. “No ano passado, mesmo com dificuldades financeiras, fizemos várias reformas e ampliações, criando mais de 600 vagas. Vamos continuar trabalhando neste ano para melhorar as escolas e já temos alguns projetos em ações em andamento”, informou Moreira citando como exemplo a construção da creche do Terra Nova, em andamento, e das escolas dos bairros Jardim Novo e Benjamin de Castro, em fase de licitação.

“A Câmara está dando o apoio necessário para as ações da prefeitura que visam melhorar o atendimento e aumentar a segurança das crianças”, destacou o vereador Júlio Lopes. Também estiverem presentes os vereadores Adriano La Torre, Geraldo Voluntário e Irander Augusto.

O imóvel tem piscina e quintal com área que será utilizada para plantio e cultivo de horta e jardinagem com participação das crianças. Além dessas atividades, os alunos terão aulas de alfabetização e letramento, artesanato, dança, natação, informática e jogos matemáticos, como complemento do ensino regular. “As oficinas do projeto têm objetivo além do pedagógico e visam oferecer condições para que as crianças desenvolvam novas habilidades”, assinalou Leliane Zácamo da Silva, diretora da Escola Caic, a qual o projeto é vinculado.

Também participaram do evento a vice-diretora da Escola Caic, Elaine Regina da Trindade Trovó, que coordena o projeto; a secretária de Desenvolvimento Social, Érica Belomi; além de pais, servidores e pessoas da comunidade.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.