Divulgação 

O prédio do Projeto Presença Esperança Sol Nascente, no bairro Cervezão, está recebendo melhorias para atender as quase cem crianças ali matriculadas. A Prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal da Educação, começou há dias a fazer reparos no imóvel que carece de manutenção. O serviço teve início pela pintura externa e deve avançar para outras intervenções solicitadas pela direção do projeto.

“Muitas escolas precisam de manutenção e já estamos providenciando os serviços necessários, dentro das possibilidades financeiras da prefeitura”, explica o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. O secretário municipal da Educação, Adriano Moreira, comenta que o prédio do projeto se deteriorou por falta de manutenção e a reforma é necessária. “A estrutura do prédio precisa ser melhorada e isso nós pretendemos fazer em etapas”, disse. O serviço está sendo executado por funcionários da própria secretaria.

A vice-diretora Luciane Aparecida de Oliveira, responsável pelo projeto, informa que os reparos foram solicitados por meio de ofício enviado à secretaria. Os pedidos foram feitos à administração anterior e não foram atendidos agravando a situação. Nos últimos anos,  foram feitos somente reparos emergenciais. A direção pediu pintura nova, troca de pisos, manutenção dos banheiros, troca de calha, instalação de uma coifa na cozinha, substituição do alambrado danificado por gradil, reparação da parte elétrica, instalação de grama no campo utilizado pelas crianças e instalação de toldo na entrada do prédio para proteger as crianças em dias de chuva. Felizmente agora os pedidos estão sendo atendidos. “O prédio é espaçoso e atende bem as crianças e com os reparos ficará ainda melhor”, destaca Luciane.

O projeto Sol Nascente é vinculado à Escola Municipal Victorino Machado e atende 92 crianças, sendo 42 de manhã e 50 à tarde no contraturno das aulas do ensino regular. Os alunos participam de atividades diversas. Durante 1h30 fazem atividades pedagógicas com auxílio de professores. O restante do tempo é preenchido com atividades recreativas como artesanato, informática, capoeira e prática esportiva, sob a orientação de agentes educacionais.

As aulas de capoeira e de esporte são viabilizadas por meio de parceria com as secretarias de Assistência Social e de Esporte e Turismo. Duas vezes por semana as crianças fazem atividade física no ginásio da Lagoa Seca do Cervezão com orientação de professor da Secretaria de Esportes e Turismo. A equipe do projeto é formada por quatro professores, três monitores, duas cozinheiras, um auxiliar de limpeza e uma vice-diretora.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.