Técnicos da Vigilância Sanitária e engenheiros da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro estiveram na manhã desta quarta-feira (23) vistoriando imóvel que poderá abrigar o hospital municipal. Os dados levantados na vistoria serão utilizados para a elaboração de documentação que será enviada ao Departamento Regional de Saúde (DRS-X). O prédio precisa de reforma e adequações.

O imóvel na Avenida 25 com Rua 11, no Bairro do Estádio, tem capacidade para 48 leitos de internação, pertence Associação Casa de Saúde Bezerra de Menezes. O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, acompanhou a vistoria e destacou os esforços para que esse antigo desejo da população se torne realidade. “O empenho da administração do hospital Bezerra de Menezes em ceder o espaço para o município, e o sinal verde do governo do estado, são passos importantes para esse projeto, que precisa do envolvimento de toda a comunidade”. O prefeito ressaltou ainda que o governador Márcio França se mostrou sensível à proposta de Rio Claro. “Certamente o apoio do governador é imprescindível para o sucesso desse pleito para acolher com dignidade pacientes em recuperação”, acrescentou.

Além do prefeito, também acompanharam a visita o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, e o diretor do Bezerra de Menezes, Aparecido Chagas do Nascimento.

A cessão do imóvel para o município deverá ser formalizada por meio de um projeto de lei a ser votado pela Câmara Municipal.
“É um processo com várias etapas, mas a disposição da Associação Bezerra de Menezes mostra que, com a colaboração de todos, esse sonho ficará cada vez mais próximo”, ressaltou o secretário de Saúde.

“Desde o primeiro momento o Bezerra de Menezes se colocou à disposição e estará empenhado nessa parceria com a prefeitura e Governo do Estado, para a implantação do hospital”, enfatizou o Aparecido Chagas.
Em abril, Juninho apresentou ao secretário estadual da Saúde, Marco Antonio Zago, a solicitação para a ampliação em 50% do número de leitos na Casa de Saúde Bezerra de Menezes. O prefeito entregou ofício durante a abertura do 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde. Esse documento, com a liberação dada por Zago, foi encaminhado ao Departamento Regional de Saúde

O pleito de um hospital público no município vem de longa data e um movimento pró-hospital já coletou mais de 20 mil assinaturas. “Começamos a mobilização há seis anos e agora, com essa notícia, estamos muito felizes”, afirma César Borgi, representante do movimento. “Toda ação no sentido de tornar viável esse hospital, com a ampliação de leitos no município, terá todo nosso apoio, pois estamos juntos nessa luta, que é de todos”, acrescenta.

O padre Cândido Mariano, da comissão pró-hospital, também se mostra satisfeito com o andamento do assunto e com o trabalho do prefeito. “Ficamos felizes com essa abertura, pois se vislumbra um atendimento com mais dignidade na saúde. Sabemos que a região precisa de muito mais vagas e vamos continuar nessa luta”, enfatiza.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.