Favari Filho

Lideranças comentam as possíveis mudanças e as novas regras de filiação partidária, que aguardam sanção de Dilma
Lideranças comentam as possíveis mudanças e as novas regras de filiações partidárias, que aguardam sanção de Dilma

No início do mês de setembro, a Câmara dos Deputados aprovou a redução no limite de filiação antes das eleições para seis meses, contudo manteve o prazo de um ano de domicílio eleitoral. Entretanto, para valer a nova lei, é necessária a sanção da presidente Dilma Rousseff, fato que, de acordo com informações da imprensa nacional, está prevista para acontecer nos próximos dias. Até as últimas eleições e, portanto, a regra que ainda vale oficialmente para a disputa de um cargo eletivo diz que o cidadão precisa estar filiado a um partido político com pelo menos um ano de antecedência.

Caso o novo sistema não seja sancionado por algum motivo, a contar de hoje, os candidatos a pré-candidatos precisam correr para regularizar suas situações tanto com os partidos, quanto com a justiça eleitoral, para que, assim, possam estar legalmente aptos para concorrer às eleições municipais. O Jornal Cidade procurou algumas lideranças políticas da Cidade Azul para saber como estão as movimentações acerca deste fato, que pode mudar completamente o cenário das Eleições 2016.

AGNELO MATOS

“Não tenho a intenção de mudar de partido; acredito que a presidente deve sancionar o novo prazo de seis meses, mas continuo no Partido dos Trabalhadores que, nos últimos doze anos, promoveu melhorias para o País em diversos aspectos, principalmente os sociais.”

EDSON LOCATELLI

“Ainda estou definindo algumas possibilidades, pois tive alguns convites de partidos e estou analisando. Com relação ao novo prazo para filiações, creio que a presidente deva sancionar, mas caso não aprove vou ter que decidir mais rápido.”

GERALDO VOLUNTÁRIO

“Sou democrata e não abro mão do meu partido; não tenho nenhuma intenção de mudar de legenda e, com relação à alteração do prazo de filiação para seis meses antes da eleição, acredito que a presidente Dilma vai sancionar nos próximos dias.”

JUNINHO DA PADARIA

“Estou tendo suporte dentro do partido e, até o momento, não há nenhuma intenção de mudança. Como Dilma ainda não sancionou o prazo de seis meses, fica difícil dar andamento nas discussões, pois ainda há muitas interrogações.”

MARCO PERES

“Apesar de ter assumido a presidência do partido há pouco mais de um mês, o PR está organizado e preparado para o prazo que vence dentro de alguns dias. Agora, caso seja sancionada a nova data, vamos ter que adaptar, pois muda o cenário.”

SÉRGIO SANTORO

“Ainda não defini o que vou fazer, mesmo porque estou há trinta e cinco anos no mesmo partido. Quanto à reforma política, creio que a presidente deve sancionar diversos pontos, inclusive a redução no prazo de limite de filiação.”

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.