O prazo final da biometria em Rio Claro acaba na próxima quinta-feira, 19 de dezembro, sem prorrogação. Os eleitores estão convocados a fazer a biometria em caráter obrigatório.

Faltando uma semana para o fim do prazo, ainda não tiveram as digitais coletadas mais de 28 mil dos 153.242 eleitores da cidade (18,22%). É importante o comparecimento imediato, com extrema urgência, para impedir o cancelamento do título. Os eleitores do município terão a última oportunidade para realizar a biometria obrigatória neste final de semana no plantão dos próximos sábado e domingo, 14 e 15 de dezembro.

O objetivo da ação é facilitar o atendimento do eleitor sem disponibilidade durante a semana, quando os cartórios atendem todos os dias, das 9 às 18 horas. No sábado e no domingo os eleitores serão atendidos das 8h às 14h.

Com o título cancelado, o eleitor tem o CPF bloqueado e não pode conseguir empréstimos e financiamentos em bancos, obter passaporte ou carteira de identidade, prestar concursos, votar nas eleições e fazer matrícula em universidades.

Também pode ter problemas com o eSocial, FIES, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, aposentadoria, salário de servidor público, conta bancária e empresas que não aceitam funcionários sem quitação eleitoral e com CPF suspenso.

Para fazer o cadastro da biometria, o eleitor deve levar o documento de identidade com foto, comprovante de endereço recente e título eleitoral, se tiver.

Maiores de 70 anos

O voto é facultativo para os maiores de 70 anos, segundo o artigo 14 da Constituição Federal. Contudo, para votar, os eleitores dessa faixa etária devem cadastrar suas digitais nas cidades onde a biometria é obrigatória.

Nesse caso, quem não comparecer para realizar o procedimento terá o título cancelado, ficando impedido de votar. Essa é a única consequência para os eleitores maiores de 70 anos.

Portanto, eles não terão outras restrições na vida civil, tais como obter passaporte, CPF, empréstimos e benefícios previdenciários, já que seu voto é facultativo.

Endereços

A 110ª Zona Eleitoral de Rio Claro fica na Rua 8, 819, avenidas 5 e 7. Já a 288ª ZE está localizada na Avenida 13, 634, ruas 5 e 6.