Busto de Humberto Cartolano, esculpido por Vilmo Rosada, está envolto em pichações

Fabíola Cunha

Busto de Humberto Cartolano, esculpido por Vilmo Rosada, está envolto em pichações
Busto de Humberto Cartolano, esculpido por Vilmo Rosada, está envolto em pichações

Localizada entre a Via da Saudade e Avenida 19, ruas 11 e 12, a Praça pública Humberto Cartolano faz homenagem ao político e empresário local. O local é constante alvo de reclamações da vizinhança, porque seria usado por pessoas embriagadas durante a noite até mesmo para urinar. O problema seria agravado pela falta ou deficiência na iluminação.

Passando pelo local, a aposentada Maria Tereza da Costa diz que, apesar de alguns problemas aqui e ali, gosta muito do local: “Em dias muito quentes, é bom passar por aqui, por causa da sombra”, diz.

Acerola, café, pitanga e bacaúva estão entre as plantas existentes no espaço. No centro, onde há iluminação constante durante o dia, está o busto de Cartolano, esculpido por Vilmo Rosada, que apresenta pichações diversas.

A Prefeitura Municipal de Rio Claro informou, em nota enviada à Redação, que “recentemente a prefeitura fez a troca de 48 lâmpadas, além da troca das lâmpadas queimadas”.

Já sobre os frequentadores “exaltados” do local, a nota pontua que são cinco bares no entorno da praça e “quem observar indivíduos em atitude suspeita ou cometendo ato infracional na praça deve chamar a Polícia Militar ou a Guarda Civil Municipal”.

Quanto as árvores na praça, a prefeitura informou que “quando as equipes da Secretaria de Manutenção e Paisagismo estiverem na região sul, a praça voltará a ser atendida. Já as podas ou remoções de árvores só podem ser feitas a partir de laudo técnico”. O mesmo vale para o busto, cuja limpeza é feita “junto com os demais serviços de manutenção realizados nesses logradouros”, respeitando a ordem. Já os problemas nos bancos serão verificados pela Secretaria de Obras.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.