Adriel Arvolea

Não há limites no esporte. Prova disso é a modalidade Power Soccer, futebol adaptado para cadeirantes que usam cadeiras motorizadas. São portadores de deficiências severas (tetraplegia, paralisia cerebral, distrofia muscular) que, agora, têm a oportunidade de superar os próprios desafios.

Rio Claro é pioneira na modalidade paradesportiva no Estado de São Paulo. Em junho deste ano, a ONG ‘Mais Forte que a Deficiência’ deu início ao trabalho junto à comunidade. A proposta do trabalho é propiciar melhor convívio social e esportivo a quem, devido ao seu nível de limitação, não tinha esse tipo de oportunidade.

PowerSoccer
Projeto realizado em Rio Claro é pioneiro no Estado e, em seis meses, tem conquistado seu espaço junto à comunidade (Foto: Divulgação)

A equipe técnica do projeto conta com o fisioterapeuta Leonardo Traina (presidente do time); educador físico; Fábio Galdino Mariano da Silva, técnico; e psicóloga, Carla Hoffman de Lima (mãe de um dos atletas). O esporte é misto, jogando homens e mulheres com idade a partir de cinco anos. São cadeirantes motorizados que passam por análise devido ao seu comprometimento motor.

“O Power Soccer trouxe nova vontade de viver. Como mãe de atleta, encontrei a esperança, pois meu filho se entristecia por não poder jogar futebol como as demais crianças. E, sim, teremos atletas nas futuras Paralimpíadas”, Carla Hoffmann, presidente da ONG.

De acordo com Leonardo Traina, um time de Power Soccer é composto por quatro jogadores em quadra. Hoje, o ‘Blue Angels Power Soccer’ conta com seis jogadores que já se preparam para importante evento. “Pela primeira vez, a equipe participará de uma competição. É o 5° Campeonato Brasileiro de Power Soccer, que será realizado nos dias 16 a 18 de dezembro, no Rio de Janeiro (RJ)”, explica.

Projeto realizado em Rio Claro é pioneiro no Estado e, em seis meses, tem conquistado seu espaço junto à comunidade (Foto: Divulgação)
Projeto realizado em Rio Claro é pioneiro no Estado e, em seis meses, tem conquistado seu espaço junto à comunidade (Foto: Divulgação)

Além da inclusão e acessibilidade, Traina destaca o pioneirismo do projeto e sua responsabilidade. “Somos o primeiro time do Estado de São Paulo, o que aumenta o desafio em propor o direito à cidadania. O esporte vem crescendo em todo o mundo e, devido à sua inclusão nas Paralimpíadas, é importante que possamos qualificar nossos atletas para que tenham alto nível de rendimento em campeonatos nacionais e internacionais. Para a alegria de todos, vemos grande crescimento do esporte na cidade em apenas seis meses com este projeto em andamento. Para que o alcance seja maior, dependemos do apoio de patrocinadores”, reforça.

Os treinos são realizados às sextas-feiras, na quadra poliesportiva (coberta) da Unesp de Rio Claro, a partir das 18h. Para mais informações sobre o projeto ligue (19) 3596-2424 (ONG)/ (19)98188-8571 (Leonardo Traina). Facebook: @BlueAngelsPowerSoccer.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Velo Clube ganha do São José e avança para a semifinal

Alpinista rio-clarense vai ao Everest