Trecho ao final da Avenida 24-A onde ficam os espécimes de árvores que serão retirados

Lucas Calore

Trecho ao final da Avenida 24-A onde ficam os espécimes de árvores que serão retirados
Trecho ao final da Avenida 24-A onde ficam os espécimes de árvores que serão retirados

O corte de várias árvores ao final da Avenida 24-A, defronte à Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, a Unesp, causou indignação em moradores do bairro Bela Vista. Equipes da Secretaria Municipal de Manutenção e Paisagismo realizaram os primeiros trabalhos nessa segunda-feira (17).

A jovem Gabrielli Cassab, que reside em frente ao local desde que nasceu, questiona a ação da Prefeitura Municipal de Rio Claro. “Eu sou contra, porque alegam que é para fazer calçada. É uma avenida praticamente deserta, não passa muita gente. E os estudantes que passam utilizam a calçada do outro lado da via. Ninguém se incomoda com o fato de não ter. Temos há muitos anos essas árvores aqui. As pessoas sempre falam bem da avenida, que tem muita sombra, e aproveitam o fim de semana para passear com cachorros e brincar com crianças por conta de ser bem arborizada. As pessoas não foram consultadas, foi imposto de cima para baixo”, questiona a moradora.

Justificativa

A administração do município foi consultada. Em nota, disse que realizou uma avaliação técnica para saber as condições das árvores em atendimento à solicitação da própria Unesp, que pretende executar serviço de calçadas em todo o seu entorno.

“Os ecólogos da Prefeitura encontraram 22 árvores em condição de retirada, pois algumas se encontravam condenadas; e outras identificadas como sendo da espécie “Ficus”, com raízes expostas e, portanto, colocando em risco estruturas vizinhas e a segurança de pedestres. Grande parte dessa extensa área arbórea será preservada”, afirma a assessoria de imprensa.

Segurança

A reportagem entrou em contato com o Prof. Dr. José Alexandre J. Perinotto, vice-diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Unesp Rio Claro. Em nota, afirmou que as mudanças visam à segurança. “Há muito tempo estamos tentando disciplinar o uso da calçada. Ao longo dos anos, aleatoriamente foram plantadas árvores no trecho sem organização mínima e sem conhecimento da universidade na maioria dos casos”, disse.

“Visando melhorar a iluminação das referidas vias e a construção de calçadas no trecho em questão, dois fatos que incrementam a segurança na região, a Unesp fez consulta à Sepladema que, após estudos, aprovou a retirada de algumas árvores e a poda de outras. Em compensação, iniciaremos o plantio mínimo de tantas mudas quantas forem as árvores retiradas, em região interna do câmpus”, finaliza.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.