Vivian Guilherme

O número de desempregados aumentou em mais de dois milhões em 2016 e chegou a 12 milhões de brasileiros. Em Rio Claro, são dezenas de pessoas que buscam diariamente uma oportunidade no mercado de trabalho por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Entretanto, são muitos os usuários do serviço que vêm se queixando do atendimento no PAT. Em uma enquete realizada pelo JC nas redes sociais, dentre as vinte e seis pessoas que participaram, vinte delas alegaram ter sido mal atendidas e treze afirmaram ter encontrado problemas com vagas disponíveis.

Uma das queixas mais frequentes é sobre a disponibilidade de vagas. Eduardo Junior reclama que os funcionários são desinformados. “Você, desempregado, com poucos recursos por conta do momento, gasta dinheiro com combustível atravessando a cidade para obter detalhes sobre uma vaga anunciada pela própria instituição, encara uma fila e aí quando chega sua vez a funcionária diz que essa vaga nunca existiu”, escreveu o leitor.

Questionada sobre as reclamações, a prefeitura, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que as vagas disponíveis no PAT são inseridas no sistema, inicialmente, pela empresa interessada em contratar mão de obra. “A empresa preenche um cadastro no qual especifica todas as necessidades referentes à vaga ofertada e o perfil desejado do candidato ao cargo. A empresa também escolhe a quantidade de entrevistados que receberá, bem como o dia e o horário do processo seletivo. A vaga é disponibilizada pelo sistema Mais Emprego na intranet e web. As vagas inseridas no sistema são encaminhadas aos órgãos de imprensa local via e-mail. A divulgação também é feita em páginas de utilidade pública nas redes sociais”, informou em nota a prefeitura.

A administração esclareceu ainda que, “quando o limite de encaminhamentos é atingido, a vaga é fechada. Por isso, às vezes acontece do candidato não encontrar mais a vaga aberta. Se o PAT tem uma vaga a ser preenchida, a empresa interessada estabelece o limite com base em sua capacidade de atendimento, que pode ser dez candidatos, por exemplo. Se o trabalhador vem depois desse total de encaminhamento preenchido, a vaga expira-se, ou seja, não fica mais disponível para mais encaminhamentos, até que a empresa faça o processo e autorize ou solicite mais candidatos para a vaga”.

Confira a repercussão no Facebook do JC:

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.