O diagnóstico para febre maculosa em pacientes é feito normalmente por meio de exames de sangue (foto Agência Brasil)

Divulgação 

A Fundação de Saúde de Rio Claro irá realizar no Jardim Público na próxima sexta-feira (19) uma série de atividades e exames gratuitos.  A ação especial acontecerá das 8 às 16 horas e envolverá profissionais de todos os setores da autarquia. O evento é aberto ao público que poderá realizar testes de HPV, HIV, glicemia, índice de massa corpórea e aferição de pressão.

Haverá ainda as práticas de massagem, RPG, ginástica laboral, exercícios de alongamento e relaxamento, avaliação do equilíbrio corporal e risco de quedas, avaliação e orientação nutricional, orientações sobre como realizar o descarte correto dos medicamentos e sobre os riscos à saúde por conta da automedicação.

“Será uma oportunidade das pessoas realizarem exames importantes para a prevenção de doenças e se conscientizarem sobre a importância da atividade física”, esclarece Djair Claudio Francisco, secretário municipal de Saúde. “Com o evento no jardim poderemos oferecer alguns exames às pessoas que nunca fizeram ou não têm tempo de ir a uma de nossas unidades de saúde”, acrescenta. Se chover no dia, o evento será cancelado.

O evento no Jardim Público faz alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, visto que as atividades marcadas para essa data foram canceladas em função da chuva. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão ligado à ONU, responsável pela orientação, acompanhamento e regulação de regras da saúde nas Nações Unidas. Todo ano nessa data são realizadas campanhas com temas ligados a saúde, com o objetivo de esclarecer a população sobre o que há de mais importante nesse assunto, como prevenção, tratamento e a promoção da saúde.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.