Alerta! A Prefeitura de Rio Claro, através da Fundação Municipal de Saúde, registrou grande número de atendimentos de pacientes com sintomas gripais nessa segunda-feira (27). De acordo com a municipalidade, quase 800 pessoas procuraram atendimento até o meio da tarde de ontem tanto na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Avenida 29 quanto no Pronto Atendimento (P.A.) do Cervezão.

“A maioria dos atendimentos, cerca de 80%, é de pacientes com sintomas gripais. Em média de 300 a 400 pacientes foram atendidos em cada uma das unidades”, informa a Fundação de Saúde.

A comunicação ocorreu diante de consulta da reportagem quanto aos relatos dos pacientes pela demora no tempo para serem atendidos. Houve relatos, ainda, de que as equipes estariam reduzidas, o que foi negado pela Prefeitura.

“As unidades atendem com equipes completas. No Cervezão o plantão conta com seis médicos, sendo um pediatra, e na Avenida 29 os atendimentos são realizados por cinco médicos, sendo um pediatra”, afirma a administração municipal.

O aumento na procura pelo atendimento por conta de sintomas gripais também ocorre em diversas cidades, sobretudo na capitais.

A orientação da Fundação Municipal de Saúde é para que, neste momento em que a maioria da população está vacinada contra a Covid, em casos de sintomas gripais leves (com coriza, tosse e dor de garganta, por exemplo) o paciente fique em casa. “Em caso de piora no quadro respiratório, o que inclui falta de ar e desconforto respiratório, o paciente deve procurar a unidade de urgência mais próxima”, finaliza a Prefeitura.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.