Taxa de ausência em atendimentos é significativa. Fundação de Saúde pede colaboração e atenção da população que recebeu agendamento

Lucas Calore

O atendimento médico no complexo ambulatório do programa Mais Saúde teve início no dia 20 de setembro, no Espaço Livre da Avenida Visconde. O projeto elaborado pela nova gestão municipal tem como objetivo diminuir a fila de espera por atendimento que atinge 37 mil pessoas em Rio Claro. O plano é que as ‘carretas da saúde’ fiquem no município por um ano.

Faltas às consultas

Uma informação divulgada nessa semana pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) alerta para o compromisso desses pacientes que foram agendados para as consultas com as equipes do mutirão. A taxa de absenteísmo, ou seja, de faltas chama atenção.

Segundo os dados revelados pela pasta, nos 10 primeiros dias de atendimento, somente com relação ao atendimento na especialidade de oftalmologia, 30% das pessoas agendadas faltaram no dia da consulta. Já na especialidade de consulta vascular, 19% dos pacientes não compareceram ao complexo. A taxa de falta dos pacientes agendados para as consultas de ortopedia chegou a 17%. Ainda, a FMS também registrou 26% de ausências para o preparo da colonoscopia, que é a distribuição dos kits e orientação para as pessoas se prepararem para o exame de colonoscopia, já agendado previamente.

Já nessa primeira semana de outubro, a consulta de oftalmologia atingiu 22% de faltas, na consulta vascular a taxa chegou a 11% e no atendimento de ortopedia, 18% de absenteísmo. Por fim, a distribuição do kit para colonoscopia obteve 23% de ausências.

Avaliação

O secretário municipal de Saúde, Dr. Djair Cláudio Francisco, lembra que as consultas não realizadas não são pagas à empresa contratada. No entanto, o prejuízo maior fica para o próprio paciente, que ficou sem a consulta que há tanto tempo aguarda, sendo muitas vezes há anos.

“Todas as consultas são previamente agendadas com os pacientes via telefone, por meio da nossa Central de Regulação Ambulatorial. A data é confirmada com a pessoa. Nossa expectativa é que não faltem às consultas e exames, pois muitos estão esperando por isso há mais de dois anos. Então nossa orientação é para que não deixem de ir”, afirmou o secretário.

Vale lembrar que um ônibus é disponibilizado gratuitamente para levar os pacientes até o Espaço Mais Saúde, durante o dia todo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.