Divulgação

dengue

Tempo de férias e de viagem. O verão chegou e as chuvas, embora ainda amenas na região, são necessárias, porém é sinal de acúmulo de água. A coordenação de ações de combate ao mosquito Aedes aegipty da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro alerta as pessoas que estão programando viagem de férias para que deixem seus quintais organizados e sem possíveis criadouros do transmissor da dengue.

A bióloga Kátia Kurado Nolasco, do setor de combate, orienta para que sejam vistos e eliminados todos os prováveis focos. “As pessoas devem verificar seus quintais e se há vasilhas destampadas, pneus, vasos com água, enfim, tudo que possa acumular água e gerar larvas do mosquito”.

Os agentes de saúde estão encontrando muitos criadouros nas visitações em Rio Claro. O tempo seco foi extenso e propiciou à fêmea do mosquito depositar seus ovos. Com a chegada das chuvas eles eclodem gerando as larvas.

“Os números estavam até que estabilizados, mas nos últimos dias houve um crescente de casos na cidade, por isso a atenção deve ser máxima”, recomendou Kátia Curado.

Segundo boletim da Vigilância Epidemiológica da Fundação de Saúde, Rio Claro registrou na sexta-feira (26) um total de 600 casos de dengue, número que pode aumentar na entrada de 2015 por conta do tempo e da falta de cuidados.

Segundo o CCZ – Centro de Controle de Zoonoses – os locais devem ser verificados, limpos e secos antes e depois das chuvas para que não haja qualquer possibilidade do mosquito proliferar. As pessoas também precisam colaborar com o trabalho do agente de saúde permitindo que a propriedade passe por inspeção.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.