No ano passado, a população organizou um sarau na área defronte ao lago dentro do Horto Florestal. O evento contou, no mesmo dia, com apresentação musical organizada pela administração anterior (Foto: Yasmin Bacchi)

Lucas Calore

Não é de hoje que a população rio-clarense cobra por melhorias e mais lazer nas dependências da Floresta Estadual “Edmundo Navarro de Andrade” (Feena), o antigo Horto Florestal. Sem uma programação fixa elaborada pelo poder público, os visitantes frequentam o local e por lá acabam descobrindo sozinhos o que fazer.

Cleonice Silva Prado diz que o horto merece mais. “Se investirem em restaurantes, passeios, tirolesa e sorveterias com certeza iria dar muito lucro para a Prefeitura e verba para ser retornada à população”, opinou.

Há alguns anos que a gestão do espaço é fruto de parceria entre o Governo Estadual, por meio da Fundação Florestal, com a Prefeitura de Rio Claro. O munícipe Vagner Godoi também pede por melhorias. “Poderia ser muito melhor cuidado, além de se bem administrado para uma excelente fonte de renda ao município e gerar empregos”, disse. Marcelo Marcondes completa que “não existe lugar melhor para arvorismo senão a Floresta. Seria um atrativo que traria muitas pessoas”.

Potencial turístico

O secretário municipal de Esportes e Turismo (Setur) de Rio Claro, Ronald Penteado, foi consultado pelo JC sobre ações no interior da Feena para que a mesma se torne mais atrativa turisticamente.

Em nota, afirmou que a área verde tem importância histórica inquestionável por muitos motivos, entre eles o nome que leva, bem como possui potencial para projetar o município como locomotiva no que diz respeito ao desenvolvimento do turismo regional, cujo processo está em andamento. “Vamos trabalhar para ampliar as opções de entretenimento e lazer na Floresta, bem como a implantação de serviços de gastronomia”, garantiu.

Tratativas com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio do titular da pasta, Maurício Brusadin, também vêm sendo realizadas pela administração local para que a Feena possa ser revitalizada em sua estrutura física, recuperando prédios históricos hoje abandonados, e abrindo possibilidades do desenvolvimento de serviços principalmente nos fins de semana.

Penteado acredita que o turismo seja uma alternativa de geração de emprego e renda. “Recolocamos Rio Claro na rota do desenvolvimento. É com este trabalho que a Prefeitura vai em busca de autorizações para a utilização da Feena, de forma que atenda aos anseios da comunidade, e recursos para investimentos na mesma”, finaliza.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.