Lucas Calore

A situação de árvores centenárias espalhadas por ruas e avenidas de Rio Claro tem preocupado muito moradores de diversos bairros, já que nos últimos dias são várias as ocorrências de temporais no município.

Na sexta-feira (26) da semana passada, um grande espécime caiu em cima de dois carros na Avenida Saburo Akamine. Infelizmente, um veículo foi completamente destruído e estava ocupado por um senhor, que não resistiu e faleceu.

Santana

Fernando E. Junior mora no bairro Santana há cerca de três anos e meio. Ele entrou em contato com a reportagem do JC para se queixar da concentração de árvores na Rua 10, próximo da Avenida 28. “Desde que me mudei para cá, nunca vi uma poda. Os galhos já passaram da rede elétrica”, afirma Fernando.

A preocupação é quanto à segurança da população que reside próximo dali ou até mesmo para quem passa pelo trecho. “Claro que devem ter árvores, mas têm que manter a manutenção delas. As coisas têm que ser preventivas”, alerta. Em uma praça ao lado do local, um enorme galho de árvore se quebrou e está pendurado desde a última semana. O local foi cercado para garantir a segurança.

Ações da Prefeitura

Em contato com o JC, a Prefeitura de Rio Claro afirmou que a Secretaria Municipal de Manutenção e Paisagismo irá verificar a situação do lugar. Segundo a administração municipal, o estado fitossanitário da árvore, a relação custo/benefício de sua manutenção e especialmente os eventuais riscos à segurança de quem transita pelo local são quesitos para a deliberação da retirada ou não das árvores em domínio público.

Ainda de acordo com a Prefeitura, as avaliações em domínio público são elaboradas mediante solicitações feitas no Atende Fácil ou na Ouvidoria, e também a partir de pedidos de setores da própria administração municipal.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.