Após um ano de interdição, dispositivo de acesso na principal entrada da Floresta Estadual ‘Edmundo Navarro de Andrade’ está em fase final de obras, segundo gestora

Lucas Calore

Um ano. Este é o tempo de interdição que a ponte sobre o Ribeirão Claro, dentro da Floresta Estadual ‘Edmundo Navarro de Andrade’ (Feena), completou nesse fim de semana.

Relembre

O problema envolvendo o dispositivo de passagem já acontecia meses antes da interdição. Conforme noticiado no Jornal Cidade, as péssimas condições da ponte eram alvo de queixas dos frequentadores da reserva.

Uma inundação durante período de chuvas no mês de janeiro de 2016 piorou a situação. O aumento do nível do Ribeirão Claro deteriorou ainda mais o madeiramento e colocou em risco a segurança de condutores de carros, motos, bicicletas e pedestres.

A interdição ocorreu em julho, após avaliação da Defesa Civil de Rio Claro e o setor de engenharia da Feena. A reforma só foi ter início em novembro do ano passado, após acordo entre a Fundação Florestal (FF) [gestora da unidade], o Ministério Público e a empresa Prema. O compromisso foi firmado em virtude dos impactos ambientais oriundos das atividades da empresa que está instalada na Feena.

Prazo final

A Fundação Florestal informou nessa semana ao JC que a obra na ponte está em fase final de forramento e que a entrega está prevista para ocorrer até o início do mês de agosto. O prazo anunciado anteriormente era para o mês de abril, porém o período de chuvas atrapalhou o andamento dos serviços.

Recentemente, pedestres foram flagrados atravessando a ponte, o que a FF desautoriza. “Em hipótese alguma recomendamos a passagem de pedestres, bicicletas, entre outros. O local ainda encontra-se em obras, onde só é permitido acesso de pessoas vinculadas ao processo, utilizando os respectivos equipamentos de proteção, individual e coletivo necessários. Há avisos de ponte interditada e ponte em obras, proibindo a circulação de pessoas”, finaliza.

Entrada

O acesso principal ao antigo Horto Florestal de Rio Claro está desviado para a estrada municipal, continuação da Avenida Nossa Senhora de Saúde, na região do bairro Bela Vista.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.