A prefeitura de Rio Claro definiu o local onde será instalado o pólo físico da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). A unidade irá funcionar no prédio que abrigou a Faculdade de Tecnologia de Rio Claro (CBTA), na Rodovia Washington Luiz, sem número, Jardim Anhanguera. O anúncio foi feito pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, durante aula inaugural do curso de Pedagogia realizada na noite de segunda-feira (26) no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM).

O prédio onde funcionou a CBTA passará por adequações para melhor atender os alunos. A expectativa é de que o polo inicie atendimento até o início de maio. Até que o pólo seja inaugurado, as aulas presenciais serão realizadas no campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no bairro Bela Vista. “Com a definição do pólo físico, conseguimos assegurar a implantação da Univesp em Rio Claro”, destacou Juninho.

O prefeito observou que para que a Univesp se tornasse realidade em Rio Claro foi necessária vontade política. “Trabalhamos intensamente e dialogamos bastante com o governo estadual para oferecer mais esse acesso ao ensino superior para os rio-clarenses”, disse. “Valorizem essa oportunidade oferecida pelo município e governo estadual”, solicitou Juninho aos alunos.

O secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Francesco Rotolo, destacou que os cursos da Univesp são gratuitos. A infraestrutura e os custos de manutenção do pólo da Univesp são de responsabilidade da prefeitura. “Esses cursos no município representam oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional aos rio-clarenses”, pontuou.

Para os alunos, os cursos virtuais facilitam a formação de quem precisa trabalhar. “Fiz dois cursos presenciais em que precisava viajar todos os dias e era muito difícil. Esse curso virtual vai facilitar muito pra mim”, disse Marlene Mograo, que já trabalha com crianças e vai cursar pedagogia para complementar a sua formação profissional.

Renata Rodrigues, formada em Ciências Sociais, também destaca a importância do curso ser virtual e gratuito. “Já tinha planos de cursar pedagogia neste ano em faculdade paga e quando soube da Univesp decidi me inscrever. Dou aula em dois períodos e o curso à distância foi a melhor opção, ainda mais por ser gratuito”, assinalou.

Também participaram do evento os diretores municipais Amanda Servidoni (Governo), Mônica Christofoletti (Educação) e Osmar Garcia (Educação).

O pólo da Univesp em Rio Claro irá oferecer três cursos com 50 vagas cada um: pedagogia, engenharia da computação e engenharia de produção. A aula inaugural da computação será nesta quarta-feira (28) e de engenharia da produção na quinta-feira (1º). Ambas às 19 horas no auditório do NAM na Rua Dr. Eloy Chaves, 3.265, Alto do Santana.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.