Da Redação

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, relator da Operação Lava Jato,  também  encaminhou  a instâncias judiciais inferiores 201 petições pela ausência de foro privilegiado dos envolvidos,  sendo que 25 delas são mantidas em sigilo.  Há algumas semanas, Fachin recebeu uma lista com procedimentos pedidos pelo procurador geral da República, Rodrigo Janot,  baseados em investigações e delações como a dos 77 executivos da Odebrecht.  Há petições envolvendo três ex-presidentes da República: Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT).

Na extensa lista das petições remetidas também aparecem nomes de políticos de Rio Claro e da região.  Constam o ex-prefeito Du Altimari (Palmínio Altimari Filho), do PMDB, a ex-vice -prefeita Olga Salomão (PT) e o ex-prefeito Nevoeiro Junior (DEM). Nas petições também consta o nome do atual prefeito de Santa Gertrudes, Rogério Pascon (PTB), além do ex-prefeito do município Valtimir Ribeirão (PMDB) e o ex-vereador e candidato a prefeito Gino da Farmácia (PPS).

Segundo informações preliminares, Du Altimari teria recebido R$300 mil em Caixa Dois de Campanha, mesmo valor que teria recebido Olga Salomão. Nevoeiro Junior teria recebido R$200 mil.

A reportagem do Grupo JC de Comunicação entrou em contato com os citados para que se pronunciem sobre o caso. Confira as notas:

NOTA DA EX-VICE-PREFEITA OLGA SALOMÃO

“A propósito da decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin, de determinar a abertura de inquéritos contra dezenas de autoridades, a ex-Vice-Prefeita Olga Salomão afirma:

1) É lamentável que mais uma vez haja a divulgação de inquéritos em que sequer os citados tivessem conhecimento do que são acusados;

2) É uma ação que criminaliza a política no País e um sistema que até recentemente permitia o financiamento empresarial de campanhas eleitorais;

3) Delação não é prova, não servindo, portanto, para a condenação antecipada de qualquer pessoa citada nas investigações.

4) Todos os citados do PT irão provar sua inocência nesse processo.

Rio Claro, 12 de abril de 2017.

Olga Salomão

Ex-Vice-Prefeita de Rio Claro”

NOTA DO EX-PREFEITO NEVOEIRO JUNIOR

“Em primeiro lugar, não pedi, não recebi, e se alguém recebeu em meu nome, ficou com o dinheiro. Não devo nada.”

NOTA DO EX-PREFEITO DU ALTIMARI

“A assessoria de imprensa do ex-prefeito Du Altimari esclarece que: O ex-prefeito Du Altimari e seus advogados estão tomando conhecimento dos fatos. Até o presente momento só tivemos acesso as informações divulgadas pela da imprensa.”

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.