José Maria Chiossi, secretário municipal do departamento de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Rio Claro

Edneia Silva

O policiamento ostensivo da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM) na Rua 1 em frente ao terminal urbano de ônibus na antiga Estação Ferroviária no último sábado impediu novas ocorrências de tumulto no local. A situação foi mais tranquila e a promessa é de que a presença da guarda e da polícia seja mantida.

A informação foi divulgada pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, José Maria Chiossi, no programa Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan News nessa segunda-feira (16). De acordo com ele, a decisão foi tomada depois de reunião entre representantes da PM, GCM, Polícia Civil, prefeitura, Conselho Tutelar, concessionária de transporte e sindicato que representa motoristas e cobradores.

Chiossi afirma que a intenção não é impedir a diversão dos adolescentes, mas que suas ações interfiram no transporte coletivo e atrapalhem os usuários de ônibus. Por isso, foi proibida a circulação de jovens na ciclofaixa na Rua 1 em frente ao terminal entre 21 e 23 horas aos sábados. Para que a norma seja cumprida, a PM e a GCM farão o monitoramento do local.

>>> Ônibus param mais cedo por falta de segurança no terminal urbano

O Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) também foi abordado na entrevista. O documento está sendo elaborado pela empresa Tectran, contratada pela prefeitura. O diretor da Tectran, Eduardo Coelho, falou sobre a segunda audiência do PlanMob ocorrida na quinta-feira (12). Segundo ele, o número de participantes foi menor que na primeira reunião, mas foi uma participação qualificada e contribuitiva, sem questionamentos vazios.

Coelho informou que no momento a empresa está fazendo a sistematização dos dados para elaborar a minuta de lei que será entregue à prefeitura. Isso deve ocorrer em cerca de 30 dias. As informações disponíveis podem ser consultadas no site www.planmobrc.com.br.

Chiossi destacou que o Plano de Mobilidade Urbana visa preparar Rio Claro para os próximos 20 ou 30 anos. Coelho comentou que a audiência foi iniciada citando o filme De Volta para o Futuro, que completou 30 anos em outubro. A película fez algumas previsões para o futuro e por isso foi utilizado para ilustrar o PlanMob, que está preparando a cidade para o futuro, como Rio Claro vai ser, e o que deve ser feito para chegar lá bem.

Ao falar sobre os conflitos de bicicletas, motos e carros no trânsito, Coelho comentou que Rio Claro está à frente de outros municípios, porque aqui a bicicleta é utilizada efetivamente como meio de transporte e não apenas como meio de lazer.

Chiossi concluiu sua fala informando que junto com o plano a prefeitura irá receber um programa de computação com uma Rio Claro virtual, onde poderão ser feitos testes virtuais relativos ao trânsito antes que estes sejam colocados em prática. Por exemplo, se determinado trecho precisar ser interditado, a interdição poderá ser feita no programa que mostrará rotas alternativas de tráfego e outras informações pertinentes.

Para ouvir a entrevista na íntegra basta clicar no player abaixo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.