Nos dias 20 e 21 de janeiro as equipes do 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia de Piracicaba (10º BAEP) participaram de treinamento sobre atendimento de ocorrências envolvendo “Atiradores Ativos”, situações deflagradas por infratores transtornadas com diversas motivações, que tem por objetivo vitimar o máximo possível de pessoas.

O referido treinamento visa a aplicação de protocolos rápidos de intervenção por parte dos Policiais Militares, que tem por objetivo principal cessar a ação dos causadores desse tipo de crise e preservar a vida do maior número de pessoas.

Foto: Fábio Gerônimo

Os policiais foram instruídos sobre a parte teórica do assunto na sala de aula do 10º BAEP, onde foi explanado o histórico desse tipo de ocorrências no Brasil e no mundo, sendo ainda realizados estudos de casos, entre os mais emblemáticos as tragédias de Suzano/SP (2019) e de Realengo/RJ (2011).

Após o término desta primeira etapa, as equipes do BAEP foram encaminhadas até a Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), campus Taquaral, que forneceu em parceria o cenário perfeito para que elas fossem submetidas a simulações hiper realistas de ação com atiradores e vítimas, contando com diversos figurantes, armamento de airsoft e um cenário caótico. Ao término dos exercícios, os policiais passavam por criteriosa avaliação, tendo todas inconformidades identificadas e corrigidas da melhor forma buscando melhoria contínua.

Foto: Fábio Gerônimo

Segundo o Capitão PM Guilherme Boldrini, “tal conhecimento foi aprendido com os policiais norte-americanos, os quais contam com grande número de ocorrências dessa modalidade e destacou ainda a importância de se treinar os operadores no cenário mais conturbado possível para que eles se ambientem da melhor maneira e tenham a sua consciência situacional mais alinhada com os protocolos de atendimento frente a esses cenários, para que dessa forma possam preservar a vida de mais pessoas, minimizando vítimas e aplicando a Lei. Pode-se dizer que os Policiais Militares do 10º BAEP de Piracicaba estão ainda mais preparados para defender a população paulista e quem ganha com isso e o nosso cidadão, com uma região mais protegida e uma polícia mais treinada e especializada.”

Foto: Fábio Gerônimo

O Capitão PM Boldrini é fundador e ex-integrante do 1º BAEP Campinas, atualmente atua no 20º Batalhão de Polícia Militar (Barueri), possui diversas especializações, entre elas curso em Houston, Texas – EUA e foi o principal instrutor da matéria, juntamente com o 1º Sargento PM Wagner Alves Pereira, recém formado no curso de Ações Especiais na ROTA.

Foto: Fábio Gerônimo
Tags:

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.