Foto: Denis Bonelli

Futuros tenentes deixaram seus espadins de lado para receberem a espada após passarem três anos na Academia do Barro Branco

SSP

A Polícia Militar do Estado de São Paulo formou, nesta sexta-feira (03), 263 aspirantes a oficiais no curso de bacharelado de Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. A cerimônia foi realizada na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), na zona norte da Capital.

Os aspirantes, aprovados em concurso público, iniciaram o curso em julho de 2019 e tiveram, aproximadamente, quatro mil horas de aulas – totalizando três anos de estudos. A Turma Bicentenário da Independência é composta por 219 homens e 44 mulheres, sendo dois formandos do Estado do Acre.

O concurso teve 17.410 inscritos para 270 vagas, o que representa uma relação de 64,5 candidatos por vaga. Essa é a última turma que se forma na academia com um currículo de seis semestres. A partir da turma de 2020, o curso passou a ter oito semestres de duração.

Durante a formação, que é reconhecida como graduação, foram aplicadas disciplinas como Polícia Comunitária, Direitos Humanos, Inteligência Policial, entre outras. O curso tem o objetivo de capacitar os agentes para o exercício de comando e gestão das atividades de polícia ostensiva, preservação da ordem pública, defesa civil e territorial.

Espadas e próximos passos

Durante a formatura, os cadetes deixam seus espadins de lado e recebem a espada. A arma acompanhará os aspirantes em um estágio de seis meses.

Nesse período, os futuros oficiais acompanharão unidades de patrulhamentos de diversas regiões do Estado de São Paulo e, após esse estágio, serão promovidos à patente de 2º tenente.

“A partir de agora, ela (espada) ajudará a abrir caminhos. Ela ajudará a empolgar os subordinados. Ela apontará os objetivos para a Polícia Militar ser melhor”, afirmou o secretário da segurança, general João Camilo Pires de Campos, ao comentar  sobre a troca do espadim pela espada de oficial.

Paraninfo

O paraninfo da turma é o coronel da PM Theseo Darcy Bueno de Toledo, que ingressou na APMBB em 1953 e exerceu cargo de comandante geral da PMESP de 1986 a 1987, destacando-se pela Diretriz Geral PM nº 001/01/86, documento que orientou o planejamento operacional da corporação para a “Defesa e Proteção do Cidadão”, durante o período da redemocratização do país.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.