Antes de ir ao Benitão, o major Rodrigo Arena fez a vistoria no Schmidtão, ao lado do diretor de futebol Lucas Madalosso

Matheus Pezzotti

Além de montar os elencos para as séries A-1 e A-2, Rio Claro FC e Velo Clube também precisam se atentar às adequações de seus estádios. Na última terça-feira (24), sob responsabilidade do major Rodrigo Arena, a Polícia Militar realizou uma vistoria no Schmidtão e outra no Benitão. A ação, feita anualmente, é focada em questões estruturais e de segurança aos torcedores.

Com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) válido até o dia 29 de janeiro de 2016, atualmente, o Schmidtão tem capacidade para 6.284 pessoas e foi aprovado. Apesar da liberação, a diretoria tem a necessidade de ampliar o estádio para 10 mil lugares, exigido pela Federação Paulista de Futebol (FPF), a começar pela aprovação do projeto para a construção do restante do lugares, já que está proibida a montagem das arquibancadas tubulares.

Antes de ir ao Benitão, o major Rodrigo Arena fez a vistoria no Schmidtão, ao lado do diretor de futebol Lucas Madalosso
Antes de ir ao Benitão, o major Rodrigo Arena fez a vistoria no Schmidtão, ao lado do diretor de futebol Lucas Madalosso

“O presidente Luiz Balbo nos disse que o estádio precisa ter 10 mil lugares e que está sendo feita a substituição do projeto em que constará essa capacidade e será feito atrás dos gols. Constando o projeto aprovado, faz uma vistoria parcial e o estádio é liberado, não é necessário iniciar ou terminar as obras até o campeonato”, explica o diretor de futebol Lucas Madalosso.

Já o Benitão foi aprovado com uma restrição. Os vasos sanitários dos banheiros precisam ser adequados, sendo envolvidos por uma caixa de cimento para evitar sua retirada por eventuais vândalos.

O estádio abriga 7.079 lugares, com o AVCB a expirar no dia 22 de janeiro do próximo ano. Atrás do gol da Avenida 23, está sendo construído o centro de comando da PM, um centro médico e um centro de controle de antidoping, cujo término da obra está previsto para antes do início do campeonato, no dia 31 de janeiro. Caso não seja concluída, o local passará por uma vistoria prévia, que acontece quatro dias antes de cada jogo.

“Para a série A-2, todo clube precisa ter oito mil lugares. Com o novo AVCB e com a nova medição, teremos a capacidade que vai atender às exigências. Existem dois projetos de ampliação aprovados, um para 20 mil lugares e outro para 10 mil. O que está em desenvolvimento agora é para quatro mil lugares, estimado em R$ 4 milhões, para fazer atrás de um dos gols. Com isso, a gente resolve o problema da cidade”, diz João Cerri, presidente do Conselho do Velo Clube.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA

Portões do estádio Benitão serão abertos às 13h30