Capitão Barreto, da Polícia Militar, durante audiência pública realizada nessa quinta-feira (16)

Carine Corrêa

Durante audiência pública nessa quinta-feira (16), a Polícia Militar recebeu a população para apresentar o balanço trimestral – abril, maio e junho – dos índices de Rio Claro e região.

A audiência foi conduzida pelo capitão Barreto, que está à frente da 1ª Companhia da Polícia Militar de Rio Claro. No início da apresentação, houve a divulgação do efetivo policial da região – Rio Claro, Corumbataí, Ipeúna e Santa Gertrudes.

Para atender os quatro municípios, a PM conta com 117 policiais da 1ª Companhia e cerca de 61 policiais da Força Tática.Além disso, 28 viaturas estão disponíveis para atender esses municípios. “Há ainda as viaturas da Força Tática”, frisou Barreto aos populares que estavam presentes.

Capitão Barreto, da Polícia Militar, durante audiência pública realizada nessa quinta-feira (16)
Capitão Barreto, da Polícia Militar, durante audiência pública realizada nessa quinta-feira (16)

Os dados referentes à população carcerária também foram divulgados para a comunidade. Na região, envolvendo as cidades de Rio Claro, Santa Gertrudes, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Analândia, Brotas e Torrinha, há um total de 3.852 presos.

Ao todo, cinco unidades prisionais abrigam essa quantidade de presidiários. Rio Claro, Corumbataí, Ipeúna e Santa Gertrudes somam 378 presos abrigados em três presídios.

Índices criminais

Além da produtividade policial, o balanço trimestral apresentado à população durante a audiência pública detalhou os números de alguns crimes. Homicídios, roubos e furtos de veículos e também roubos gerais foram destacados à comunidade.

Um gráfico com base nas estatísticas da Secretaria de Segurança Pública (SSP) revelou uma redução em 82% no número de homicídios, com duas mortes no período. A porcentagem foi calculada a partir da projeção de assassinatos do governo estadual para o segundo trimestre: uma estimativa de 11 homicídios. Já o total de roubos e furtos de veículos teve uma leve redução de 8% a partir da projeção pelo Estado. Em roubos em geral, o governo estipulou para o trimestre a marca de 270 ocorrências do gênero. A cidade teve 278 registros.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.