Foto: Governo de SP.

A Polícia Militar Rodoviária de Rio Claro integra uma campanha estadual para arrecadação de insumos a serem levados para o litoral norte de São Paulo, onde no último fim de semana uma tragédia foi registrada, sobretudo em São Sebastião, devido às fortes chuvas. Até o fechamento desta matéria, o número de vítimas fatais se aproximava de 40.

As ações de colaboração acontecem na base da PMRv na Rodovia Washington Luís (SP-310), km 172. Podem ser doados alimentos não perecíveis, água mineral, roupas e calçados limpos e em bom estado para uso, cestas básicas e cobertores. Nas bases de Corumbataí e São Pedro também podem ser depositadas as doações.

Nessa segunda-feira (20), o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) decretou luto oficial no Estado pelas vítimas fatais. A prioridade de socorro segue no socorro às vítimas e no fornecimento aos mais de 1.730 desalojados e 766 desabrigados. O Comando de Aviação da Polícia Militar e o Exército Brasileiro ampliaram o número de aeronaves destacadas aos trabalhos de resgate, salvamento e identificação das vítimas das fortes chuvas. Em coletiva de imprensa, Tarcísio comentou a situação.

“Louvo todos os profissionais incansáveis, do município, da Defesa Civil, das Forças Armadas, do Corpo de Bombeiros e da PM, do Exército. É um momento de dor, mas essa dedicação traz todo conforto e esperança”, afirmou. Na coletiva também estava presente o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele garantiu a reconstrução de casas atingidas pelos temporais, desde que em áreas consideradas seguras e aptas para moradias.

Em entrevista, Lula manifestou solidariedade ao povo do litoral norte de São Paulo e pediu orações não apenas pelas vítimas e suas famílias, mas para que a chuva cesse ao longo dos próximos dias e o tempo permita a continuidade dos trabalhos de resgate. “Bem comum do povo é muito mais importante do que qualquer divergência que a gente possa ter”, disse Lula em aceno ao governador Tarcísio, de grupo político oposto.

A Defesa Civil Nacional reconheceu, de forma sumária, estado de calamidade pública nos seis municípios paulistas mais atingidos pelas chuvas do fim de semana. Segundo informações do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, os municípios nessa situação são: São Sebastião, Caraguatatuba, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba.