Visando combater os crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico, bem como desmantelar uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios, policiais civis do setor de inteligência da 2ª DISE – DEIC iniciaram minucioso trabalho investigativo em maio do corrente ano.

Durante as investigações, ficou constatado que o indivíduo conhecido como “Pateta” atuava como “Sintonia” da cidade e, juntamente, com outros dois indivíduos conhecidos como “Palestino” e “Artur”, que atuavam como “JETs”, seriam a liderança da facção criminosa em Piracicaba, ocupando as mais altas funções dentro da organização em Piracicaba e São Pedro, se reportano apenas para outros criminosos da Capital e região, denominados como “Regionais do Interior” e “Gerais do Interior”.

Ficou também constatado que outros dois indivíduos, conhecidos por “Tico” e “Barriga”, atuavam na facção como “apoio do livro do interior” – função responsável pelos cadastros de membros da facção (batismo, exclusão, retorno, transferência de região etc.) e registros de sentenças de tribunais de crime, devedores etc.

Outros três indivíduos conhecidos por “Davi”, “Loro” e “Zóio” também foram identificados como atuantes nas “disciplinas” da facção criminosa, auxiliando os “JETs” na realização de tribunais de crime e na solução de conflitos entre criminosos. A equipe ainda identificou uma mulher conhecida pelo vulgo “Carol”, a qual seria o elo da facção criminosa entre membros que se encontram reclusos e os que encontram-se em liberdade. “Carol” é esposa de “Baiano”, que também está recluso e integra a organização.

Também foram identificados outros integrantes sem função estabelecida, sendo que seis deles já encontram-se presos por outros crimes praticados.

Durante os trabalhos, foram ainda identificados dois indivíduos conhecidos com “Guerreiro” e “Neto”, os quais lavavam o dinheiro da facção.

Outros indivíduos que não integravam o quadro da organização, porém se utilizavam desta para resolverem questões pessoais, como cobranças de dívidas sob coação e mediação de conflitos entre criminosos, também foram identificados.

Ficou também constatado que as lideranças da organização, com apoio de demais membros, realizavam julgamentos conhecidos como “Tribunal do Crime” em desfavor de pessoas que viessem a violar as regras impostas pelo crime organizando. Para realização de tal, as lideranças mantinham o indivíduo a ser julgado sob cárcere privado durante cerca de dois dias, submetendo-o a punições que variam dentre agressão física ou até mesmo a morte.

Em uma das oportunidades, os membros da facção mantiveram um homem de 56 anos sequestrado por três dias, sendo discutido entre dois dos líderes qual providência seria tomada contra o julgado (vítima) – já que um deles optava por uma sessão de agressão física, enquanto o outro desejava executar e enterrar o homem.

Durante os trabalhos, também foi possível constatar a ligação de vários investigados com o tráfico de drogas em pontos da cidade, bem como a participação de um membro da facção que se encontrava recluso, porém controlava o tráfico de dentro do sistema prisional.

Realizado minucioso relatório pelas equipes de inteligência e investigação da 2ª DISE- DEIC, fora representado junto ao Poder Judiciário pela Autoridade Policial competente pela expedição de 12 mandados de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão em imóveis relacionados aos alvos e a investigação.

Nesta data, com apoio de outras unidades da DEIC, bem como equipes das seccionais de Piracicaba, Rio Claro, Limeira, Americana, Casa Branca e São João da Boa Vista, contando ainda com suporte aéreo do helicóptero Pelicano do Serviço Aerotático da Polícia Civil – SAT, foi deflagrada a ação.

Durante a operação, que contou com o trabalho de mais de 100 policiais civis, 25 viaturas e a aeronave policial, os 25 mandados de busca e apreensão foram cumpridos de maneira simultânea. Das 12 prisões temporárias decretadas, 10 alvos foram detidos, se encontrando os outros 2 foragidos da Justiça.

Além das doze prisões temporárias, outros dez indivíduos foram identificados nas investigações – sendo que desses dez, seis deles já se encontravam presos por outros crimes praticados e deverão também responder pelo envolvimento junto a facção criminosa.

Na residência do investigado “Zóio” foram ainda localizadas porções de cocaína, maconha e munições, sendo este preso em flagrante delito por tráfico de entorpecentes, além de ser cumprido o mandado em seu desfavor.

Dos 10 presos, oito foram surpreendidos em suas respectivas residências, enquanto um deles foi preso dentro de um motel de luxo.

Diante das circunstâncias, todos os presos foram conduzidos até a sede da 2ª DISE –DEIC, sendo formalizados os devidos registros de ocorrência de pela Autoridade Policial, ficando todos os indivíduos a disposição da Justiça.

Presos:

G. A. M. S. – vulgo “Artur”

H. R. A. – vulgo “Civic” ou “Bryan”

R. J. S. – vulgo “Palestino”

R. M. – vulgo “Professor”

M. P. M. – vulgo “Davi”

I. A. O. B. – vulgo “Ivan Guerreiro”

G. B. N. – vulgo “Neto”

R. N. S. J. – vulgo “Tico” ou “Pato Roco”

T. E. T. – vulgo “Zóio”

M. C. S. I. – vulgo “Carol”

Encontram-se foragidos

D. C. O. – vulgo “Pateta”

D. S. S. – vulgo “Barriga”

*Alvos que já encontravam-se presos *

A. S. B. – vulgo “Mais Mais”

R. H. P. – vulgo “Babone”

F. L. S. – vulgo “Baiano”

I. M. S. R. – vulgo “Kauan”

T. O. R. – vulgo “Minotauro”

G. H. L. – vulgo “Loro”

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.