Um casal, morador do Jardim Panorama, levou um susto no último fim de semana ao se deparar com uma visita nada agradável na residência. Para o incômodo ficar completo, nada de chegar pela porta da frente. A entrada triunfal veio pelo vaso sanitário.

“Minha esposa foi ao banheiro de madrugada e chegando no cômodo viu uma cobra tentando sair do vaso. Assustada, ela me chamou, fechamos a tampa do vaso, colocamos um peso em cima e fomos dormir. No dia seguinte fomos ver e a cobra continuava lá. Liguei para os bombeiros que rapidamente chegaram e retiraram a cobra. Eles disseram que era um filhote de jiboia”, afirmou Gabryel Oliveira, que disse nunca pensar em vivenciar uma situação dessa.

Porém, a Polícia Militar Ambiental afirma que casos de encontro de animais silvestres em área urbana são mais comuns do que se imagina e orienta: “As pessoas talvez desconheçam, mas a Ambiental, por lei, não faz a captura há alguns anos. O ideal é ligar para o Corpo de Bombeiros que já possui equipamentos apropriados para capturar desde uma cobra até um lobo-guará, uma onça por exemplo. Outra orientação é para que a pessoa isole o animal e nunca tente fazer a captura, já que ele pode reagir de forma agressiva caso se sinta ameaçado, por estar fora do habitat natural. Dar alimentos ou água também não é recomendado. É importante frisar também que a população não deixe lixo aberto, restos de comida expostos, que possam atrair animais que acabam saindo do habitat em busca de alimentos na área urbana”, disse o capitão PM Ilgges, da Polícia Militar Ambiental de Rio Claro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.